Iniciado processo de acreditação hospitalar

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Com o objetivo de integrar a gestão de pessoas e processos em torno de uma cultura interna da qualidade para a melhoria da assistência aos usuários, o Hospital do Subúrbio (HS) inicia o seu processo de acreditação hospitalar. Em apresentação realizada no dia 1º de abril e dirigida a profissionais e líderes de variados setores

Jacqueline Canuto explica como alcançar a acreditação

da unidade hospitalar, a coordenadora do Núcleo de Qualidade, Jacqueline Canuto, falou sobre como perseguir a evolução contínua da qualidade na prestação dos serviços.
Sob o lema “acreditar e fazer acontecer”, a palestra ministrada por Jacqueline deixou claro que os avanços dependem do esforço conjunto de toda a equipe multidisciplinar. E observou que na hora de avaliar o serviço, o paciente leva em conta o hospital e não apenas um determinado setor. Em poucas palavras, se há problema em uma área, todas as outras serão prejudicadas. “Quando o paciente entra na instituição, ele estabelece uma relação de confiança com todo o Hospital do Subúrbio”, destacou Jacqueline.
Com o programa de acreditação hospitalar em plena atividade, a meta é que o HS seja certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), no segundo semestre de 2012. A intenção é que o hospital alcance, logo de início, a acreditação plena, conhecida como a de “nível dois”. Durante a palestra, os participantes do encontro mostraram-se preparados e dispostos a reorganizar rotinas e procedimentos. “Temos todas as condições de certificar o hospital”, reforçou a coordenadora do Núcleo de Qualidade.
Para ajudar nesta tarefa, o Núcleo mapeia os indicadores e riscos de cada área, pontua as oportunidades de melhorias e não-conformidades, e emite relatórios para que sejam elaborados planos específicos a fim de serem corrigidas as irregularidades. “O processo de acreditação contribui efetivamente para o resultado da assistência. Por meio dele ajudamos a fazer uma gestão dos processos de forma clara”, ressaltou Jacqueline Canuto.
Inserir uma “cultura interna da qualidade” implica atentar para a política de segurança da assistência com gerenciamento de riscos, e para a gestão da informação e da prestação dos cuidados ao usuário. Nesse cenário, o papel do setor de Educação Permanente é considerado fundamental para o desenvolvimento de práticas seguras e em consonância com os protocolos institucionais.
“A educação permanente está diretamente ligada à qualidade da assistência, já que tem como objetivo capacitar equipes, através de treinamentos, o que leva o hospital a oferecer uma assistência adequada“, afirmou a enfermeira Andréia Ferreira, coordenadora de Educação Permanente do HS. Desde o início da operação do hospital, em setembro de 2010, treinamentos integram a rotina da unidade para promover a qualidade contínua dos serviços prestados.