Expansão do Programa 5S tem semana sobre Senso de Saúde

Home Notícias do HS Expansão do Programa 5S tem semana sobre Senso de Saúde

Fonoaudiólogas realizaram exercícios práticos com colaboradores

De 09 a 12 de dezembro, o Senso de Saúde foi o foco da campanha de expansão do Programa 5S no Hospital do Subúrbio (HS). Uma série de atividades foram realizadas para orientar os profissionais, em busca de uma vida segura e saudável.

No primeiro dia da chamada “Semana do Senso de Saúde”, o Serviço de Fonoaudiologia aproveitou a data comemorativa pelo Dia do Fonoaudiólogo – 09 de dezembro – para homenagear a profissão no estande montado em frente ao Espaço de Convivência e explicar como a mastigação, deglutição e respiração influenciam no bom funcionamento do nosso organismo e no nosso bem-estar. “Por meio da mastigação correta, prepara-se melhor o alimento para a deglutição”, esclareceu a fonoaudióloga de referência do HS, Renata Gomes, que ressaltou a necessidade de coordenação entre deglutição e respiração.

Serviço de Nutrição deu orientações sobre vida saudável e consumo de sal

Exercícios práticos foram realizados com os colaboradores, para investigar os movimentos durante a mastigação, esclarecer sobre os efeitos de uma mastigação incorreta, como enxaqueca, e as consequências de uma alteração respiratória.

O Serviço de Fisioterapia escolheu o combate ao sedentarismo como tema a ser trabalhado junto aos colaboradores que passavam no local. “Nosso objetivo é estimular a prática da atividade física, para alcançarmos qualidade de vida. Por isso, sugerimos estratégias para adotarmos no dia a dia”, pontuou a coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HS, Jeane Xavier.

Óleo nas praias foi o tema trabalhado pelo Núcleo de Epidemiologia

A saúde mental foi o assunto abordado pelo Serviço de Psicologia do HS, que falou sobre a depressão, seus sintomas e tratamento, além dos transtornos de ansiedade, como tratá-los e a importância do diagnóstico precoce e preciso. Atividades lúdicas sobre alimentação saudável foram promovidas pelo Serviço de Nutrição, com realização de quiz, dicas para uma dieta equilibrada e distribuição de sal de ervas como brinde.

Com a chegada próxima da estação mais quente do ano, o Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do HS deu orientações de como agir caso alguém se depare com óleo ao frequentar as praias. As explicações giraram em torno de questões como: o que fazer caso alguma parte do corpo entre em contato com o óleo ou algum alimento contaminado por óleo seja consumido. A equipe também tirou dúvidas sobre como agir ao encontrar um animal com manchas de óleo, orientando informar o fato à Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).