Sensibilizar colaboradores, pacientes e familiares sobre a importância da doação de órgãos e tecidos foi o objetivo da programação especial que o Hospital do Subúrbio (HS) preparou para comemorar o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, em 27 de setembro.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HS, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), promoveu, em frente ao Espaço de Convivência do hospital, atividades para incentivar o público a falar sobre o tema.
As ações foram as mais diversas, como distribuição de folders, quiz educativo com perguntas e curiosidades referentes à doação de órgãos e tecidos, e entrega de brindes. Quem acertava as questões do quiz levava para casa uma camisa especial em comemoração à data, como ocorreu com a técnica de enfermagem Livia Fagundes, que respondeu corretamente todas as perguntas e ganhou o brinde.
A equipe de Serviço Social do HS e representantes da OPO também orientaram e esclareceram dúvidas de colaboradores do hospital, pacientes e acompanhantes. A programação do HS ocorreu em meio à Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos,
iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, que é realizada anualmente na última semana de setembro.
Na Bahia, o HS destaca-se por ser a unidade hospitalar com maior número de notificações de morte encefálica, segundo dados de janeiro a agosto de 2016, e a segunda colocada em número de doações de múltiplos órgãos. Nesse período, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) da Bahia registrou 333 notificações de morte encefálica em todo o estado, sendo 44 pelo Hospital do Subúrbio, e 76 doações de múltiplos órgãos, sendo 15 provenientes do HS.