Opções de privacidade

Hospital do Subúrbio promove campanha de controle de infecção hospitalar

Home Uncategorized Hospital do Subúrbio promove campanha de controle de infecção hospitalar

Mascote da campanha terá um nome

Para comemorar o Dia Internacional do Controle de Infeccção Hospitalar – 15 de maio – e conscientizar os profissionais sobre a importância da prevenção, o Hospital do Subúrbio (HS) prepara o lançamento de uma campanha institucional sobre o tema. A ideia partiu da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HS que pretende reunir em torno da causa todos os envolvidos na assistência direta e indireta ao paciente.
A coordenadora da CCIH, Lívia Costa, ressalta que a data oficial do controle de infecção é uma homenagem ao ato de higienização das mãos – a mais importante medida para prevenir infecções. A campanha do HS, que atua como uma ação educativa voltada aos funcionários do hospital e seus usuários, permanecerá ativa durante todo o ano de 2011. “Queremos envolver os profissionais com o trabalho da CCIH e fazer com que entendam a importância de sua participação. São eles os grandes responsáveis pelo controle de infecção”, afirma Lívia.
O prazo para dar nome à campanha e ao seu mascote teve fim em 8 de abril, último dia para que funcionários do hospital dessem suas sugestões por e-mail ou as depositassem na caixa coletora situada na recepção da Diretoria do HS. A coordenadora da CCIH revela que a mobilização gerada pela campanha foi grande, com elevado número de frases propostas e nomes para o mascote que, além de representar a campanha, será o símbolo da CCIH.
Agora, é hora de aguardar a escolha dos vencedores por uma comissão especialmente criada para a função. Confiança é o que não falta ao assistente administrativo Antônio Fernando de Sá, do setor de Contas Médicas. “A partir do momento em que a gente entra em uma competição, é para ganhar. Tenho certeza que vou vencer com a escolha dos dois nomes que sugeri, para a campanha e o mascote”, diz. Mas, independente de sair ou não vencedor, Fernando reconhece que participar é um meio de interagir no ambiente de trabalho com a equipe do hospital.
A supervisora de Contas Médicas, Katiany Baião, também deixou sua opinião sobre a campanha. “É importante que todos participem. Essa é uma forma de atuarmos junto aos diversos setores e de conscientizarmos as pessoas sobre o que está acontecendo no hospital”, salienta.
Os vencedores da frase e do nome para o mascote serão conhecidos no dia 16 de maio, em evento que marcará o início oficial da campanha. Na data, serão realizadas aula expositiva, com distribuição de brindes aos convidados, atividades in loco nas enfermarias sobre higiene das mãos e premiação dos ganhadores.
O autor do título da campanha receberá um aparelho de som. Já o vencedor do nome para o mascote levará um aparelho de DVD e o segundo colocado, um telefone celular. A programação também contará com teatro de fantoches, na enfermaria e UTI pediátricas, para orientar crianças, visitantes e acompanhantes sobre as formas de prevenção e controle da infecção hospitalar.

História – Indignado com as altas taxas de mortalidade materna por infecção puerperal, o médico húngaro Ignaz Philipp Semmelweis instituiu no dia 15 de maio de 1847 a lavagem das mãos como ato obrigatório para todos, sem exceção, antes do exame das puérperas.
A medida do chamado “pai do controle de infecção” mostrou resultados satisfatórios com a simples higiene adequada das mãos. E assim, a prevenção de infecções foi ganhando notoriedade. Hoje, a data 15 de maio é considerada mundialmente como o Dia do Controle de Infecção Hospitalar.