A 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizada nos dias 03, 04 e 05 deste mês, atraiu profissionais do Hospital do Subúrbio (HS) de diferentes setores que participaram das atividades propostas pelas equipes de Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
“Educar para Transformar” foi o tema escolhido para a SIPAT deste ano, que tomou como base a importância da aprendizagem para formação de conhecimento e mudança de atitudes. “O foco principal do evento é conscientizar os colaboradores da necessidade de cuidados durante a execução das atividades, realizando-as de forma a reduzir o risco de acidentes. Esses dias de SIPAT são destinados a ações de divulgação em prol de atitudes de prevenção de acidentes no local de trabalho”, esclareceu o engenheiro de Segurança do Trabalho do HS, Marco Ribeiro.
A chamada “caixa preta”, no estande do SCIH, mobilizou muitos profissionais interessados em verificar se havia algo a melhorar no momento em que higienizavam as mãos. “A caixa preta é um método lúdico que utilizamos para mostrar ao colaborador quais as áreas das mãos que deixaram de higienizar corretamente”, explicou a enfermeira Paula Luz. Para isso, a equipe do SCIH aplicava um substância, que imita tanto o álcool-gel como o sabão, nas mãos dos participantes, Após realizarem os passos de higiene das mãos, o equipamento mostrava por meio da incidência de uma luz fluorescente se haviam feito a higienização da maneira correta.
“Achei a experiência da caixa preta muito boa. Agora vou caprichar ainda mais na higiene das mãos”, disse Rosenilda Pereira, técnica de Laboratório. O técnico de enfermagem Flávio Araújo, que também participou da ação, ressaltou: “a atividade ajuda a reforçar a técnica de lavagem das mãos para prevenção de infecção hospitalar”.
Durante a SIPAT, outras equipes promoveram jogos e deram orientações a quem passava no local, a exemplo do Serviço de Nutrição. Explicações sobre alimentos variados, suas propriedades nutricionais, mitos e verdades foram dadas no estande. A Medicina do Trabalho aproveitou o momento para falar da saúde masculina e chamar a atenção para a prevenção do câncer de próstata, em meio ao Novembro Azul. O Serviço de Fisioterapia tratou da postura adequada no manuseio de pacientes para garantir bem-estar físico aos trabalhadores. Já o Serviço de Psicologia abordou os cuidados com a saúde mental.
Dados do HS sobre os treinamentos ofertados aos profissionais pelo Serviço de Segurança do Trabalho e a distribuição de EPIs foram apresentados em painel montado no local. Em 2020 foram treinados pelo setor 1.653 trabalhadores e entregues 7.317 equipamentos de proteção individual contra a Covid-19. De janeiro a agosto de 2021, foram distribuídos 2.866 EPIs para uso em geral. A prevenção de acidentes por materiais biológicos e perfurocortantes também foi abordada pela Segurança do Trabalho.