Bombeiros

O Hospital do Subúrbio conta com o trabalho de bombeiros civis que atuam dentro da unidade hospitalar durante as 24 horas do dia. O grupo é responsável pela prevenção e combate a incêndios, além de acompanhar serviços operacionais como corte e solda e serviços “em alturas” como os realizados em torres, oportunidade em que fazem a checagem dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e dão orientações de segurança para os profissionais que desempenham estas atividades.

Os bombeiros realizam a chamada “ronda web” em todos os locais em que não há fiscalização humana, a exemplo da Central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) quando fazem o controle das válvulas e verificam o volume de gás. Também verificam as informações fornecidas pelo painel de alarme, analisando se há quaisquer anormalidades.

Uma vez ao mês, a equipe de bombeiros passa por treinamentos em que são simuladas situações de retirada de vítimas, imobilização, dentre outras. Os profissionais são devidamente preparados para prestar primeiros socorros dentro da área em que se encontra o HS e realizam o monitoramento de prevenção de aeronaves, quando do pouso de helicópteros, verificando linhas de mangueira, extintor e solicitando aos profissionais da Segurança que façam o cordão de isolamento.

A cargo do Corpo de Bombeiros está o treinamento para a formação da Brigada de Incêndio do HS. Por meio de aulas práticas e teóricas, são formadas turmas de brigadistas capazes de agir no combate a incêndios e prestar primeiros socorros. Os bombeiros também realizam diálogos diários de segurança (DDSs) com os funcionários do hospital.

Responsável: Edvando Conceição