Serviço Social

Home Serviços Assistenciais Serviço Social

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado na década de 80, tem como princípios fundamentais a universalidade, a equidade e a integralidade, componentes importantes que permitem, com amplitude e justiça, o acesso à saúde – princípio fundamental apresentado na Constituição Brasileira – sem distinção de sexo, cor, condição social e econômica. Traz também em sua estrutura a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a todo cidadão.

Afirmando e fazendo parte desta história, o Serviço Social no Hospital do Subúrbio (HS) propõe-se a atender as demandas apresentadas pela população usuária, prestando assistência humanizada com qualidade aos sujeitos partícipes do processo saúde/doença, com um olhar crítico e reflexivo. Tudo isso respeitando e valorizando o contexto social, econômico e cultural em consonância com os princípios e diretrizes do Código de Ética do Serviço Social, que direciona o exercício profissional do assistente social.

É neste contexto que o Serviço Social do HS se apresenta à população usuária, viabilizando e garantindo acesso à saúde e aos serviços dispostos nessa unidade hospitalar, através de orientações, encaminhamentos, socialização de informações em abordagem individual e grupal de forma horizontal, validando a ação da democracia e reafirmando que o usuário do SUS é o principal integrante da cadeia de informação para a melhoria da assistência à comunidade.

O Serviço Social do HS conta com uma equipe de 14 assistentes sociais para atendimento à população usuária, em período integral (diurno e noturno).

Coordenação: Simone Alencar