Terapia Nutricional

Home Serviços Assistenciais Terapia Nutricional

Vários estudos realizados em todo o mundo têm demonstrado as conseqüências da desnutrição para os pacientes hospitalizados. Em 1996, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) realizou uma pesquisa em hospitais da rede pública do Brasil envolvendo 4000 pacientes – o IBRANUTRI – que revelou que quase metade (48,1%) dos pacientes internados na rede pública de nosso país apresentam algum grau de desnutrição.

No Hospital do Subúrbio, o Serviço de Terapia Nutricional (STN) é estruturado a partir de uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos, em conformidade com a Portaria n° 272/1998 e a RDC nº 63/2000, do Ministério da Saúde. O Serviço tem por objetivo a segurança nutricional, através da realização de triagem e vigilância de pacientes no âmbito hospitalar, sistematizando uma metodologia capaz de identificar pessoas desnutridas ou em risco nutricional, revertendo ou prevenindo tais condições, visando a recuperação mais rápida da saúde, a redução do tempo de internação e a melhora da qualidade de vida.

A equipe multidisciplinar que constitui o STN desempenha diariamente atividades de avaliação e triagem nutricionais, prescrição de dietas especiais de forma individualizada para correção de situações agudas ou crônicas (Nutrição Enteral e Nutrição Parenteral), supervisão da administração das dietas prescritas e fornecimento de orientação na alta hospitalar, garantindo um seguimento adequado.

Coordenação: Tânia Paixão e Antônio Carlos Ferreira da Paixão