O Serviço de Nutrição do Hospital do Subúrbio (HS) realizou, nos dias 18 e 19 de novembro, salão informativo para orientar visitantes e acompanhantes sobre prevenção e controle do diabetes, doença que atinge cerca de 16,8 milhões de brasileiros. De acordo com a International Diabetes Federation, são 537 milhões de adultos em todo o mundo, que convivem com o diabetes.
Nutricionistas trainees do HS falaram ao público, na Recepção Principal do hospital, sobre a importância de evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados e industrializados, e as possíveis complicações decorrentes do diabetes, como a dificuldade de cicatrização (pé diabético), deficiência visual podendo levar à cegueira, neuropatia diabética, acidente vascular cerebral, doença renal, insuficiência cardíaca e neuropatia diabética. Também mostraram a quantidade de carboidratos presentes em alimentos consumidos habitualmente pela população, apresentando o alto índice glicêmico que alguns possuem.
A data 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes, uma oportunidade de aumentar a conscientização da população quanto à prevenção, diagnóstico e o controle da doença para melhoria da qualidade de vida de quem lida com ela. Adotar um estilo de vida saudável (alimentação equilibrada, prática de atividade física) e consultar o médico regularmente são medidas importantes de prevenção. Alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes são: obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, histórico de diabetes na família, diabetes gestacional prévia, colesterol alto e hipertensão.