Uma roda de leitura, realizada na brinquedoteca da enfermaria pediátrica do Hospital do Subúrbio (HS), no dia 7 de agosto, marcou a comemoração pelo Dia dos Pais na instituição, reunindo pacientes e seus familiares, além da equipe do Serviço Social, Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) e Escola Hospitalar. A atividade ocorreu em parceria com a Biblioteca Comunitária Paulo Freire, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, que contribuiu com a doação de livros infantis.
“O Super Pai lê para os seus filhos” foi o nome dado pelo GTH à ação, que procurou incentivar o hábito da leitura entre pais e filhos. O momento foi repleto de conversas, distribuição de livros e contação de histórias. Na ocasião, integrantes do projeto Formação de Leitores e Mediadores de Leitura participaram da roda, com apresentação cênica, música e muita descontração. Para as crianças acamadas que não podiam sair do quarto, a equipe foi até os leitos levar o rico mundo das histórias infantis. Afinal, ninguém podia ficar de fora.
Livros pelo hospital
Estimular a leitura também é o objetivo de um novo projeto desenvolvido pelo GTH do Hospital do Subúrbio, em parceria com a Escola Hospitalar. A ideia é espalhar pelo hospital livros dos mais variados temas e para todas as idades, que ficam “esquecidos” nas cadeiras, bancadas e “cantos” dos diversos setores à espera de um leitor.
Em 8 de agosto, um dia depois da atividade na brinquedoteca em homenagem ao Dia dos Pais, colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes tiveram a oportunidade de encontrar livros “esquecidos”, que podiam ser levados para casa ou deixados novamente em um “cantinho” do hospital para dar a vez ao próximo leitor.
No Ambulatório, nas enfermarias e em frente ao Espaço de Convivência era possível encontrar um livro, com um recado nele fixado: “Ei, você que achou este livro! Agora ele é seu! Esta iniciativa faz parte de um projeto à leitura e compartilhamento de conhecimento!”. A intenção é que a ação se torne rotineira, levando às pessoas a diversidade do amplo universo da literatura.