Todos os serviços prestados pelo Hospital do Subúrbio (HS), informações sobre o atendimento à população e notícias referentes às atividades internas desenvolvidas pela unidade hospitalar com seus profissionais, pacientes e acompanhantes. Essa é apenas uma amostra do conteúdo que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prodal Saúde – concessionária responsável pela gestão e operação do hospital – disponibilizam para a população através das páginas eletrônicas do HS criadas pela Sesab (www.saude.ba.gov.br/hs) e pela Prodal (www.prodalsaude.com.br).
Ao navegar por ambos os sites, que apresentam o mesmo conteúdo, o internauta conhece um pouco mais sobre o perfil de atendimento do hospital (de urgência e emergência), seu modelo de assistência baseado na classificação de risco, as especialidades de cirurgia e clínica médica oferecidas, além dos programas desenvolvidos pela unidade hospitalar com acompanhantes de crianças e idosos, pacientes pediátricos e sua equipe de profissionais.
De forma transparente, o HS informa à população seus indicadores qualitativos e quantitativos de atendimentos de usuários, cirurgias, internações, tempo médio de permanência, índices de renovação e resolubilidade, que são avaliados a cada três meses pela Comissão de Acompanhamento e Gestão do Contrato de Concessão Administrativa do HS, vinculada à Sesab.
Quem quiser elogiar, fazer reclamações ou tirar dúvidas tem ao seu alcance o link “Ouvidoria”, que permite ao usuário interagir com o hospital e contribuir para a melhoria constante dos seus serviços. Para que o HS conheça ainda mais a opinião do cidadão sobre a assistência dada ao paciente, são realizadas enquetes. Vídeos, podcasts, textos informativos e educativos sobre campanhas governamentais na área da saúde, prevenção de doenças e acidentes de trânsito também poderão ser acessados na página eletrônica.
Redes sociais
Ainda com o objetivo de se aproximar da comunidade de internautas e trazer a público as suas ações e o seu comprometimento com a qualidade da assistência ao paciente, o Hospital do Subúrbio ingressou na rede social Twitter. As boas práticas incorporadas no dia a dia da unidade hospitalar, o cuidado no acolhimento ao usuário da sua rede de serviços e orientações à população estão dentre os assuntos de destaque comentados pela equipe do HS por meio dos chamados tweets (textos de até 140 caracteres).
Através do Twitter, qualquer pessoa pode se comunicar diretamente com o HS, além de se atualizar com dicas de saúde e informações sobre o setor. O perfil do hospital é o @HospSuburbio. O próximo passo será a participação do HS em outra rede social, o Facebook.
Inserido na dinâmica dessas redes sociais, o hospital pretende interagir com seus ex-usuários e a comunidade em geral, compartilhando informações para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a evolução constante da assistência prestada ao paciente.