Os efeitos de um mundo em constante mudança, que valoriza a produtividade e demanda de todos a importante capacidade de administrar as próprias emoções estiveram entre os assuntos debatidos na palestra on-line “Saúde Mental e Emocional no Trabalho”, promovida pelo Hospital do Subúrbio (HS) na última segunda-feira, 07 de fevereiro, por meio da plataforma Microsoft Teams. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, dirigido a profissionais do HS, que teve como convidada a psicóloga Walkyria Camarotti, a qual fez uma abordagem histórica sobre as relações de trabalho ao longo do tempo e a necessidade de se atentar aos sofrimentos psíquicos que podem surgir em uma era que preza pela velocidade e performance.
As boas-vindas aos participantes foi dada pela gerente de Pessoas do HS, Simone Vargas, seguida da fala de abertura do diretor técnico do hospital, Rogério Palmeira, que ressaltou a relevância do tema do encontro diante do contexto atual de pandemia e globalização. Mencionando conceitos trabalhados por diversos autores, como a “sociedade do cansaço”, do sul-coreano Byung-Chul Han, e a “modernidade líquida”, termo cunhado pelo filósofo Zygmunt Bauman, a palestrante falou da busca constante por desempenho na sociedade.
Walkyria reforçou ser fundamental que cada indivíduo atribua significado à função que exerce e às atividades que desenvolve no dia a dia, reconhecendo o valor do seu trabalho para a comunidade – o que lhe proporciona um sentimento de utilidade, bem-estar e motivação. A construção de vínculos sociais e a busca por uma espiritualidade saudável foram alguns dos aspectos mencionados como práticas relevantes no combate a transtornos como ansiedade, estresse, depressão e esgotamento mental.
A palestra on-line foi uma extensão da programação do HS pensada para o Janeiro Branco, mês de conscientização para os cuidados com a saúde mental e emocional.