Para celebrar o mês da Consciência Negra, promovendo um momento de reflexão sobre as relações de poder que colocaram à margem parte da população brasileira, o Hospital do Subúrbio (HS) reuniu na última terça-feira, 30 de novembro, profissionais da instituição para assistirem a palestra sobre racismo estrutural. A convidada para desenvolver o tema foi a pedagoga, escritora e mestra em Relações Étnico-Raciais, Celiana Maria dos Santos.
A palestrante citou exemplos de discursos e comportamentos que são reproduzidos pelas pessoas, cujo conteúdo racista não é percebido. “É importante que pratiquemos um distanciamento de nós mesmos para avaliarmos como nos comportamos e falamos”, disse Celiana, convidando o público presente a uma autoanálise. A escritora também abordou a construção social do Brasil e a visão eurocêntrica dos portugueses que aqui chegaram, além do aval da Justiça na formatação de leis que permitiam a continuidade de uma estrutura social que hierarquizava as raças.
Novembro é considerado o mês da consciência negra devido à data de morte de Zumbi dos Palmares – 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares, um do maiores e mais duradouros dos quilombos registrados pelos estudos historiográficos. Estima-se que a sua formação tenha durado cerca de 100 anos e abrigado entre 20 mil e 30 mil habitantes. O Quilombo dos Palmares ficava situado na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.