Com a finalidade de contribuir para o processo de acreditação hospitalar do Hospital do Subúrbio, foi criado o Núcleo da Qualidade. É ele o responsável por fazer o diagnóstico objetivo do desempenho de processos em cada setor (incluindo atividades de cuidado direto ao paciente e de natureza administrativa), e apontar as oportunidades de melhorias e as não conformidades que contrariam dispositivos do edital de licitação (de concessão para gestão e operação do HS) e do manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Logo, o Núcleo atua no sentido de garantir a qualidade da assistência por meio da obediência a padrões previamente estabelecidos e, assim, possibilitar a certificação da qualidade dos serviços de saúde da unidade hospitalar. Para isso, impõe a implantação do programa 5S (senso de utilização, de arrumação, de limpeza, de saúde e higiene, e de autodisciplina), de protocolos institucionais, de um sistema de padronização por protocolos, a organização de comissões obrigatórias, a gestão de medicamentos, o gerenciamento de leito, a realização de treinamentos, dentre outros procedimentos.
Através do mapeamento dos indicadores de cada área e da implantação de uma “cultura interna da qualidade”, o núcleo busca aprimorar as práticas de gestão da prestação dos cuidados e de gestão da informação. Visa instalar um processo de educação continuada que resulte na segurança a usuários e profissionais, na construção de um verdadeiro trabalho em equipe, no gerenciamento de processos e na melhoria contínua da assistência.
O Núcleo de Qualidade aposta em uma abordagem com forte conteúdo educativo, capaz de iniciar um processo de reflexão sobre a prática profissional voltada a padrões de excelência de desempenho, e que ajuda a equipe a perceber e atuar sobre os problemas, promovendo as correções necessárias dos processos institucionais de natureza administrativa e ligados diretamente ao cuidado com o usuário.
Coordenação: Vilma Ramos