Esclarecimentos sobre o diagnóstico do câncer de próstata, principais sintomas da doença e dicas de prevenção fazem parte da ação promovida pela Medicina do Trabalho do Hospital do Subúrbio (HS), que ocorre durante esta semana (03, 04 e 05 de novembro), na campanha Novembro Azul. A iniciativa integra a 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do hospital, com um espaço dedicado à conscientização dos profissionais da instituição sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável por meio de uma alimentação balanceada, da prática de exercícios físicos e consultas regulares ao médico.
“O homem, de um modo geral, tem dificuldade de parar para cuidar da saúde. O câncer de próstata é cruel e traiçoeiro. Quando o homem começa a sentir os sintomas significa que já está em estágio avançado”, alerta a técnica de Enfermagem do Trabalho, Iris Dias. Ela explica o objetivo da ação: incentivar os homens a se cuidar e orientá-los com informações valiosas, como a realização do exame clínico (exame de toque retal) e a dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico). O exame preventivo deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos de idade. Para aqueles que têm histórico de câncer de próstata na família, a indicação é realizar o exame a partir dos 40 anos.
Embora novembro seja o mês escolhido para reforçar os cuidados com a saúde masculina, tendo em vista a prevenção contra o câncer de próstata, a técnica de Enfermagem do Trabalho ressalta a necessidade de se discutir o tema com mais frequência. “É preciso falar sobre esse assunto o ano inteiro”, salienta Iris.