Opções de privacidade

Médicos residentes concluem especialização no HS

Home Notícias do HS Médicos residentes concluem especialização no HS

Turma de residentes de Clínica Médica com gestores do HS

Cinco turmas do Programa de Residência Médica do Hospital do Subúrbio (HS) concluíram seu período de especialização na unidade e comemoraram o término da jornada de aprendizado nesta terça-feira, 27 de fevereiro, em evento de confraternização promovido pela Diretoria do HS e coordenações. São 13 formandos no total, que realizaram residência em cinco das seis áreas ofertadas pelo hospital: Cirurgia do Trauma, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, e Medicina Intensiva Pediátrica.

“O Hospital do Subúrbio tem um objetivo forte de trazer o médico para uma prática mais humanista, individualizada e prazerosa de convívio com o seu semelhante. A nossa residência médica busca resgatar o senso humanístico e de zelo com o outro. Temos como foco a formação de novos valores éticos e de virtudes”, pontuou Lícia Cavalcanti, diretora-geral do HS.

Residentes em Cirurgia do Trauma com Dr. André Gusmão e Dra. Lícia Cavalcanti (à esq.)

A formação de uma cultura no modo de fazer medicina, imprimindo uma marca própria do Hospital do Subúrbio, foi destacada pelo coordenador de Ensino e Pesquisa, André Gusmão. “Estamos desenvolvendo profissionais com a nossa forma singular de fazer medicina, uma verdadeira digital do Hospital do Subúrbio”, disse.

O perfil humanizado do HS foi essencial na formação da médica Sara Vasconcelos. Residente mais antiga do HS, tendo iniciado a residência de Pediatria em 2014 e seguido com a residência em Medicina Intensiva Pediátrica, em 2016, ela relata: “Aprendi a ser uma médica mais humana nos quatro anos que estive neste hospital. Aqui me deparei com profissionais respeitáveis. É um SUS que eu não sabia que existia”. Sara, que se encantou pela abrangência de casos da Emergência e pelo atendimento “de primeira” e linear ao paciente, da porta de entrada até a alta hospitalar, continua no HS e, a partir de agora, como médica assistente.

Residentes concluintes da Pediatria mostram seus certificados

“Não queremos formar apenas um especialista, e sim um pensador. Formamos médicos compassivos e isso é fundamental para que promovamos o melhor cuidado para o paciente”, afirmou Rogério Palmeira, coordenador médico da Emergência e da Residência em Clínica Médica. Para ele, o aprendizado também ocorre na via oposta. “Aprendi muito com os residentes, a colocar as coisas em perspectiva diferente”.

Iniciado em 2014, o Programa de Residência Médica do HS, que se enquadra na modalidade de ensino de pós-graduação sob forma de curso de especialização, já formou 34 médicos. As especializações têm durações distintas, de acordo com a área escohida. A residência em Cirurgia do Trauma dura um ano, as residências em Clínica Médica, Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica levam dois anos, e três anos é o tempo para concluir a de Ortopedia e Traumatologia. O programa tem expandido sua oferta de especializações. A mais nova delas é a Residência em Cirurgia Geral, que terá sua primeira turma com início em março deste ano.