O Hospital do Subúrbio (HS) promoveu, em parceria com a Fiocruz-Bahia e o Capítulo Bahia da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), nesta quarta-feira (22), palestra sobre a qualidade de atendimento ao paciente traumatizado. O evento, realizado no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, reuniu estudantes, acadêmicos e profissionais da área de saúde, e contou com a participação de Dr. Selwyn O. Rogers, professor e chefe do departamento de cirurgia na Temple University, na Filadélfia.
De acordo com Dr. Rogers, que se debruçou sobre os desfechos clínicos do trauma, alguns aspectos devem ser levados em consideração pelas organizações e profissionais de saúde na assistência aos pacientes que sofrem traumas. “Há muitos fatores que interferem no desfecho dos tratamentos. E, nesse processo, temos que destacar a importância do trabalho de equipe”, afirmou.
Para o médico, além de reunir a equipe correta, que interage entre si, a organização de saúde deve oferecer uma boa estrutura e possuir modelo assistencial adequado, com protocolos bem definidos. Conforme Rogers, os traumas são decorrentes, em sua grande maioria, de acidentes automobilísticos, e configura-se como a 7ª principal causa de mortalidade nos países de baixa renda.
“No mundo, 16 mil pessoas vão a óbito por dia em função do trauma. Por isso, como escreveu Donald Trunkey, é preciso ficar atento à hora dourada (golden hour)”, disse, referindo-se aos primeiros minutos e horas após o acidente, o trauma, quando as possibilidades da vítima sobreviver são maiores.
Controlar corretamente sangramentos internos, evitar complicações como o choque e utilizar corretamente os antibióticos e a dosagem de fluidos no organismo são questões, na avaliação do especialista, que devem sempre ser observadas pelos profissionais de saúde.
Ao término da palestra, Dr. Rogers participou de uma mesa redonda juntamente com os médicos do HS, Dr. Leonardo Canedo e Dr. Antônio Ralph, momento em que houve interação entre o médico americano e os participantes e foram debatidas diversas questões sobre o trauma.
Estiveram presentes no evento Dr. Jorge Motta, diretor médico do HS, que fez a abertura juntamente com Dr. André Gusmão, médico do HS e diretor do Capítulo Bahia da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), Dr. Mitermayer Reis, pesquisador da Fiocruz-Bahia, integrantes da Laeme (Liga Acadêmica do Trauma e Emergências da Ufba), dentre outros profissionais de saúde do HS e de outras instituições.