Um treinamento especial focado nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e crianças. Esta foi a intenção central do curso Basic Life Support (BLS), realizado na quinta-feira (16/3) para 24 integrantes da equipe de enfermagem do Hospital do Subúrbio (HS). A atividade, coordenada pelo departamento de educação permanente e pela gerência de enfermagem, aconteceu na própria unidade de saúde e foi conduzida pela empresa especializada Life Support Treinamento e Simulação. O HS, de acordo com a sua política de incentivo da capacitação profissional e de retenção de talentos, patrocinou 50% do valor da inscrição de cada participante. O aluno contribuiu com a mesma porcentagem.
Com duração de oito horas, a atividade intercalou conteúdo teórico, utilizado em forma de vídeo, com simulações práticas. Para isso, o grupo contou com bonecos em diversos tamanhos e variados equipamentos de ventilação e ressurreição. “O nosso objetivo foi tornar a equipe anda mais capacitada para o atendimento em situações de urgência, especialmente em paradas cardíacas. O Hospital do Subúrbio tem este perfil de urgência e emergência. Por isso, a iniciativa é ainda mais relevante”, disse Jorgéria Araújo, gerente interina de enfermagem do HS.
O conteúdo do BLS está de acordo com as normas estabelecidas pela entidade norte-americana American Heart Association. “A cada cinco anos, o conteúdo é atualizado de acordo com novas determinações. O nosso foco é passar informações sobre o atendimento inicial do paciente com parada cardíaca. Buscamos, para isso, uma metodologia que possibilite que o aluno pratique o tempo todo”, disse Nadja Gonçalves, enfermeira e diretora do curso.
Avaliações – Ao final das atividades, os alunos foram submetidos a avaliações para verificar de que forma o conteúdo foi assimilado. A iniciativa foi aprovada pela equipe. “O diferencial é que não é um curso muito teórico, podemos ver o que está sendo ensinado na prática, aprimorando os conhecimentos de toda a equipe”, disse a enfermeira Verônica Barbosa, que conseguiu obter nota dez na avaliação. O desempenho fez com que Verônica fosse convidada a fazer parte da equipe da Life Support Treinamento e Simulação.
A previsão é realizar outras edições do curso BLS no Hospital do Subúrbio. “Estamos programando novas turmas ainda este ano. A intenção é contemplar um número cada vez maior de profissionais da equipe de enfermagem”, disse Andreia Ferreira, enfermeira e coordenadora da educação permanente do HS.