Intitulado “Mês H”, o projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital do Subúrbio movimentou a equipe da Emergência com ações de acolhimento e reconhecimento, em novembro. Durante quatro semanas, atividades foram desenvolvidas reunindo os profissionais em momentos de reflexão e diálogo para incentivar o autocuidado com a saúde, seja física ou mental.
As primeiras ações ocorreram nos dias 07 e 08 de novembro, com rodas de conversa, tendo como slogan “Tire um tempo para cuidar de você”. Fôlderes informativos e brindes (sachês de hidratante facial e hidratantes labiais) foram distribuídos à equipe. Nos dias 14 e 15, foi a vez de reforçar a adoção de hábitos saudáveis, como beber água. A equipe do GTH e do Serviço de Nutrição abordou profissionais, falando sobre os benefícios da água para a saúde e entregando garrafas de água.
A prática de exercícios físicos e sua importância foram o mote da atividade do dia 24, quando foi realizada ginástica laboral na Emergência, ajudando no combate à fadiga e estresse, melhorando a postura, a concentração e a sensação de bem-estar dos colaboradores. Os últimos dias do “Mês H” – 29 e 30 de novembro – contaram com abordagem sobre saúde mental. Com o tema “Não é terapia, mas é terapêutico”, a equipe do GTH falou sobre atitudes simples que contribuem para preservar a saúde mental, trazendo leveza e equilíbrio emocional à rotina.
O Mês H – Mês da Humanização – acontecerá três vezes ao ano. A próxima edição está prevista para março de 2024, quando abrangerá a equipe de outro setor do HS.