Residentes de cinco Programas de Residência Médica do Hospital do Subúrbio (HS) comemoraram a conclusão de suas formações em cerimônia realizada no auditório da instituição, na última terça-feira, 27 de fevereiro. Os residentes concluintes de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina Intensiva Pediátrica, e Ortopedia e Traumatologia foram recepcionados pela equipe gestora do hospital, que os parabenizou pela conquista desejando sucesso em suas novas jornadas. A abertura do evento foi feita pela médica coordenadora de Ensino e Pesquisa, Isa Lyra, que felicitou as turmas e leu uma mensagem institucional em homenagem aos formandos.
“Agora vocês podem atuar com plena autonomia, exercendo cuidado humanizado e centrado na pessoa, com excelência técnica e responsabilidade social”, destacou o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira. Ele lembrou que há 10 anos, em 2014, foram abertas as primeiras Residências do HS. “Queremos parabenizar os preceptores e demais profissionais de saúde do HS que se dedicaram, ao longo dos anos, à tarefa de dar ao hospital caráter de ensino, formando profissionais para um novo modelo de atenção pensado, na ocasião, pelos fundadores do HS: com foco no fortalecimento do Sistema de Saúde público e universal, tendo como pilares a humanização, excelência técnica e cuidado centrado na pessoa”, disse Dr Rogério.
Em suas falas, os coordenadores das Residências destacaram o empenho dos médicos residentes e a honra em poder participar da formação de cada um deles. “Vejo pessoas que chegam aqui para dar o melhor de si, que se inquietam diante de casos difíceis de serem resolvidos. Desejo que continuem engajados e com uma conduta individualizada para cada paciente, exercendo uma Medicina humanizada somada à busca constante de conhecimento”, afirmou Maíra Gonçalves, coordenadora médica da Emergência, que 10 anos atrás ingressava na Residência de Clínica Médica do HS.
O trabalho realizado pelos preceptores, a atuação integrada da equipe multiprofissional e os aprendizados foram mencionados pelos residentes concluintes. “Me surpreendi com o serviço e a forma como fui acolhida. Olho para trás e tenho a sensação de ter feito a escolha certa. Vejo hoje uma pessoa diferente daquela de quando entrei aqui. Resiliência e dedicação traduzem muito a trajetória do residente”, pontuou Luana Caribé, formanda da Residência de Clínica Médica.