HS inaugura Unidade Neurológica e Emergência requalificada

Home Notícias do HS HS inaugura Unidade Neurológica e Emergência requalificada

O Hospital do Subúrbio (HS) está aumentando a sua oferta de serviços à população, com a abertura de uma Unidade Neurológica que atenderá pacientes clínicos e cirúrgicos. A Unidade de Neurologia Clínico-Cirúrgica foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, com a presença do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, além do presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, e o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira.

A nova unidade possui 34 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, para assistência de média e alta complexidades. Dessa forma, os 44 novos leitos se somam aos 269 leitos das demais unidades do hospital (60 de UTI e 209 de enfermaria), passando o HS a oferecer 313 leitos no total. A abertura da nova ala faz parte de uma das fases previstas no contrato de renovação de Parceria Público-Privada, firmado entre o Governo do Estado/Sesab e a Prodal Saúde.

Além da Unidade Neurológica, o Hospital do Subúrbio passa a ter a sua Emergência funcionando em novo espaço, com sua estrutura completamente reformada. O investimento realizado nas obras de construção e reforma foi de mais de R$ 7 milhões. Em paralelo, o hospital renovou o seu parque tecnológico e estrutura, investindo R$ 26 milhões em aparelhos – incluindo equipamentos de imagem – e mobiliários para a Emergência, Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e Enfermarias.

Durante a visita para inauguração do espaço, o vice-governador lembrou do início da implantação do HS, em 2010, quando era coordenador jurídico da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia. “O Hospital do Subúrbio tem uma representação muito especial na minha vida. Fomos os interlocutores para a construção jurídica desse processo”, relatou. Geraldo Júnior também destacou o alto índice de satisfação dos usuários do HS, atualmente de 98,42%, destacando a posição do hospital como referência nacional e internacional.

Para o presidente da Prodal Saúde, Jorge Oliveira, “trata-se de uma qualificação e melhoria importantes para a assistência em saúde de alta complexidade no estado da Bahia, com neurologia clínica e cirúrgica destinada a pacientes com este perfil. A requalificação da Emergência também mostra a sua importância, diante das poucas unidades de Emergência que se encontram atualmente abertas à demanda espontânea”.

O diretor do HS também comemorou a abertura do espaço. “A inauguração da nova unidade neuroclínica-cirúrgica, incluindo uma UTI Neurológica, representa mais um avanço em relação ao atendimento cada vez mais qualificado e especializado para os pacientes neurológicos, que apresentam grande complexidade e para os quais o tempo é sempre um fator de significativo impacto. A nova Emergência, reformada, e a Unidade Neurológica representaram um grande investimento em recursos humanos e tecnológicos para melhor atender ao usuário do SUS”, disse Dr. Rogério Palmeira.

A equipe do hospital ganhou reforço para atender à demanda que surge com a Unidade Neurológica. Foram contratados 125 profissionais de nível superior (33), nível médio (37) e de apoio (55). Ainda, somam-se a essas contratações, 66 postos de trabalho médico. Ao todo, o HS conta com uma equipe de 2108 profissionais, incluindo os que acabam de chegar para a nova unidade.

O evento de inauguração reuniu lideranças e profissionais da equipe multidisciplinar que atuarão na nova unidade, líderes comunitários e políticos da cidade de Salvador, que prestigiaram essa recente conquista com a abertura de mais um equipamento de excelência para a oferta de serviços de saúde na capital e no estado. “Estamos fazendo um aporte efetivo na assistência de saúde na região, com a expansão do serviço de neurologia. O Hospital do Subúrbio é a primeira experiência de PPP no Brasil, e tem resultado significativo. Ficamos felizes com essa entrega. Realizamos um trabalho contínuo com a PPP, sem perder de vista o aprimoramento do serviço”, afirmou a secretária Roberta Santana, que ainda ressaltou a humanização da assistência oferecida pelo hospital.