Após um período de adaptação estrutural para lidar com o enfrentamento à Covid-19 e desmontadas as unidades que foram direcionadas à assistência de pacientes com a doença, o Hospital do Subúrbio (HS) volta a sua atenção para uma metodologia já implantada na instituição que, agora, passa a ganhar mais força e amplitude. O método Lean, que busca otimizar processos internos, foi introduzido no HS em 2019 depois da capacitação de alguns de seus profissionais e de uma fase de intervenção feita pelo Hospital Sírio Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no projeto intitulado “Lean nas Emergências” do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Desde então o HS aprimorou as suas práticas de gestão, por meio da metodologia Lean, permanecendo sob acompanhamento da equipe do Sírio Libanês até abril de 2020. Neste momento, em que o hospital não atua mais como referência no atendimento de pacientes Covid, as ações antes implementadas na Emergência são retomadas – mas agora em maior escala – para alcançar os diversos setores da instituição. O projeto Lean do HS tem como primeiro passo treinar os gestores para que conheçam as ferramentas e as empreguem para a implantação de novas rotinas, melhor gestão do tempo e gerenciamento de tarefas.
Na última quarta-feira, 09 de fevereiro, o projeto Lean foi apresentado às lideranças, no auditório do hospital. Nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, foi iniciado curso para os gestores, divididos em duas turmas, sendo um encontro por semana. No total serão cinco aulas para cada grupo, ministradas pela coordenadora do Serviço de Farmácia, Isabella Guimarães, que está à frente do projeto. Isabella é Green Belt em Lean pelo Hospital Israelita Albert Einstein e contará com o apoio, nas aulas, do coordenador médico da Emergência do HS, Lucas Coutinho, e do analista de Tecnologia da Informação Rodrigo Souza.
Entenda o Lean – A metodologia Lean é uma estratégia para a melhoria contínua dos processos. Inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, que adotou a estratégia para produzir sem desperdiçar, o Lean se ocupa, basicamente, em focar no essencial e evitar desperdícios como a perda de tempo, deslocamentos desnecessários de materiais ou informações, a subutilização de conhecimento e de pessoas, entre outros. Assim, os recursos disponíveis são aproveitados ao máximo e os processos melhoram gradativamente, gerando resultados eficientes. A consequência disso é a melhoria na qualidade dos serviços, maximização do valor entregue ao usuário/cliente e um aprimoramento contínuo das práticas executadas no dia a dia.
“A redução no tempo de permanência do paciente, o aumento no giro de leitos, a comunicação mais clara e efetiva entre profissionais e setores, a resolução ágil de problemas e maior segurança na definição de prioridades são alguns dos resultados possibilitados pelo Lean. Tudo isso traz ganhos imensos para a assistência”, esclarece o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira.