O Hospital do Subúrbio promoveu, nesta quinta-feira (16), o segundo e último dia da I Jornada de Enfermagem e Serviço Social, uma realização da Gerência de Enfermagem e da Coordenação de Serviço Social do HS, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente.
No primeiro momento, a psicóloga do HS Walkyria Camarotti realizou uma dinâmica de grupo com os colaboradores, durante a qual foram abordadas questões como liderança, trabalho de equipe, entre outras. A manhã de trabalho contou ainda com depoimentos de pessoas que tiveram os seus familiares atendidos no hospital, a exemplo de Raimundo Cordeiro, de 52 anos, avô de uma paciente que considera humanizado o atendimento prestado na unidade de saúde.
“Trabalhar com vidas não é fácil. E lidar com o acompanhante é mais difícil ainda. Vocês fazem isso muito bem. Por isso, todos vocês estão de parabéns: técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, maqueiros, seguranças, todos aqueles que trabalham neste hospital”, destacou Cordeiro.
Ainda na programação do evento, as enfermeiras Joicilene Borges e Márcia Torres, do Núcleo de Segurança do Paciente, fizeram palestra sobre o tema A cultura de segurança do paciente no HS, durante o qual fortaleceram a implementação dos 10 passos de segurança do paciente.
A política de segurança do paciente do HS anteriormente contemplava oito passos. Agora “a segurança do paciente é 10!”. São eles: Identificação do Paciente, Classificação de Risco, Registro Seguro, Medicamento Seguro, Exame Consciente, Transporte do Paciente, Cirurgia Segura, Prevenção de Infecção Hospitalar, Identificação de Risco e Comunicação Efetiva.