Gestores do Hospital do Subúrbio (HS) se reuniram com lideranças comunitárias e representantes das redes estadual e municipal de saúde, em encontro realizado no auditório da unidade hospitalar, no dia 02 de outubro, para promover o diálogo entre os diversos atores e apresentar dados do funcionamento do hospital, que em setembro completou 9 anos de prestação de serviços à população.
“O Hospital do Subúrbio continuará o trabalho de parceria com a comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com compromisso, horizontalidade, responsabilidade e transparência”, pontuou o diretor técnico do HS, Dr. Rogério Palmeira, ao reconhecer a contribuição da comunidade para o crescimento da instituição e no exercício do controle social por ela realizado. A gratidão pela implantação do HS há 9 anos e o orgulho de fazer parte dessa história estavam na fala de líderes comunitários, como Antônio dos Santos, que aproveitou a ocasião para entregar uma faixa em homenagem ao aniversário do hospital.
O trabalho de articulação feito pelo HS, entre comunidade e gestores da rede de saúde, recebeu elogios dos líderes Fábio Ferreira e José Correia, que destacaram a promoção da saúde como objetivo comum a todos. Realizadas a cada três meses, as reuniões atuam como importante meio de difusão do conhecimento em relação às ações em saúde que estão sendo concretizadas e aquelas que necessitam de implementação. “O HS é um oásis”, afirmou Altino Arantes, outra das lideranças presentes.
Durante o encontro, o diretor técnico do HS apresentou o resultado da pesquisa de satisfação dos usuários realizada por verificador independente, no mês de agosto deste ano. Dos 2.043 entrevistados, entre pacientes e acompanhantes nas Unidades de Internação, Ambulatório de Egressos e Emergência, 96,9% declararam estar satisfeitos com o atendimento do hospital.
Números – Dados da prestação de serviços do HS foram apresentadas aos participantes, que também receberam informações sobre o perfil do hospital e seu parque de medicina diagnóstica. A comunidade foi informada sobre o número crescente de atendimentos de pacientes oriundos de outros bairros, que no último ano representou 26% do total. Os pacientes provenientes do Subúrbio Ferroviário representam o maior número, sendo 40,8% dos atendimentos. Pacientes procedentes do entorno do Subúrbio somam 15,4% e de outros municípios são 17,3%.
Desde a sua abertura ao público, em 14 de setembro de 2010, foram 782.837 pessoas atendidas, 114.237 internamentos e 91.728 procedimentos cirúrgicos. Em 9 anos de serviços à população, foram realizados 6.683.108 exames de bioimagem e laboratório.
Só no último ano foram atendidas 71.818 pessoas, com 14.071 internamentos, numa média de 1.173 pacientes internados ao mês e tempo de permanência de 7,8 dias. Os procedimentos cirúrgicos somaram 11.548, em um ano, com uma média de 31,6 procedimentos ao dia. A especialidade que apresentou maior produção cirúrgica foi a Ortopedia e Traumatologia, com 3.227 procedimentos, seguida da Cirurgia Geral e Pediátrica com 3.942. A taxa de ocupação do hospital tem se mantido em 96,5% de sua capacidade instalada.