Um pequeno adereço, que traz consigo grande significado, adornou blazers e jalecos de profissionais do Hospital do Subúrbio (HS) no mês de outubro e continua embelezando as vestes de colaboradoras neste início de novembro. Ao contrário do habitual laço rosa utilizado para comemorar o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, o HS adotou como símbolo um bottom em forma de flor. De cor rosa, é claro.
O broche foi idealizado pelo Serviço Social do HS e confeccionado pela assistente social Geovânia Maria, que usou o seu talento no artesanato para produzir cerca de 50 peças. A criação de Geovânia permanece circulando nas roupas de suas donas pelos corredores e setores do hospital.
Os bottons foram distribuídos para profissionais do HS, dentre coordenadoras, enfermeiras e demais mulheres que pudessem agir como multiplicadoras da ideia do Outubro Rosa nas equipes. O movimento denominado Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar mulheres de todo o mundo sobre a importância da prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. Para sensibilizar comunidades das mais diversas localidades do planeta, instituições governamentais e privadas passaram a promover ações simbólicas, como a iluminação em tom de rosa de prédios e monumentos públicos.
A grande quantidade de profissionais do sexo feminino no HS, combinada ao desejo de contribuir para o movimento, fez com que a equipe de Serviço Social do hospital se debruçasse sobre a causa. “Ainda que o Hospital do Subúrbio não seja referência em oncologia, acreditamos que por sermos mulheres precisamos aderir à campanha”, disse a coordenadora do Serviço Social, Aline Grimaldi, em alusão ao HS ser um hospital geral de urgência e emergência mas contar com colaboradoras comprometidas com a saúde da mulher.
Quem passou pelo HS no período da campanha interna teve a oportunidade de ganhar um bottom. Foi o que aconteceu com a enfermeira América Carolina, da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado da Bahia, quando esteve no I Encontro sobre Captação de Órgãos do Hospital do Subúrbio, no dia 28 de outubro. A psicóloga Lilia Schnitman, que também participou do encontro, ganhou, da mesma forma, o broche rosa em formato de flor. Por meio de uma ação simples de sensibilização, o HS mostra que suas profissionais estão engajadas na luta mundial contra o câncer de mama.