Uma delegação composta por quatro representantes do Governo de Santa Catarina visitou, nesta quinta-feira (26), o Hospital do Subúrbio (HS), reunindo-se com diretores e percorrendo as instalações da unidade. Desde que foi inaugurado, há aproximadamente quatro anos, o HS – primeira unidade hospitalar pública do Brasil por meio de Parceria Público-Privada (PPP), reconhecida pelo excelente desempenho na assistência à saúde implantada no Subúrbio Ferroviário da capital baiana – recebe a visita de órgãos e entidades nacionais e estrangeiras interessadas em conhecer de perto o funcionamento da PPP.
Premiado internacionalmente e detentor do título de Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital do Subúrbio já se configura como um modelo a ser seguido por outras unidades de saúde brasileiras, e agora também acaba de se tornar um bom exemplo para os catarinenses. A ideia do Governo de Santa Catarina, de acordo com os técnicos, é implantar na região um hospital do trauma nos moldes de uma PPP, que contemple toda a linha de cuidado do trauma, inlcuindo a reabilitação física do paciente.
“Viemos aprender com vocês e saímos daqui com uma impressão bastante positiva. O Hospital do Subúrbio trabalha como uma empresa privada, com racionalização de recursos e constante manutenção”, afirmou Thiago Pereira de Freitas, auditor de carreira e controlador interno do Governo de Santa Catarina.
Na avaliação de Valdir Ferreira, médico e consultor jurídico da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, o Hospital do Subúrbio mostra que é possível fazer gestão pública eficiente. “É a convicção confirmada de que o planejamento estratégico de uma estrutura complexa como a de um hospital é fundamental”, observou.
Para o médico Marcelo Reis, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Regional Santa Catarina), a PPP é um modelo alternativo e que pode dar certo, a exemplo do Hospital do Subúrbio. “A gestão hospitalar sob a administração direta do Estado é comprovadamente ineficiente. E o que se notou no Hospital do Subúrbio é a valorização dos recursos humanos, o que é de extrema importância em uma gestão”.
Recebidos pelo presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, pela diretora geral da unidade, Lícia Cavalcanti, e pelo diretor médico, Jorge Motta, os representantes do governo catarinense participam, ainda nesta sexta-feira (27), de encontro na Secretaria Estadual da Fazenda, no Centro Administrativo da Bahia, para ampliar os conhecimentos sobre PPP no segmento hospitalar.