Opções de privacidade

Hospital do Subúrbio promove campanha sobre prevenção de acidentes do trabalho

Home Notícias do HS Hospital do Subúrbio promove campanha sobre prevenção de acidentes do trabalho

Em comemoração a passagem do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital do Subúrbio, juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promoveu, entre os dias 26 e 30 de julho, uma campanha sobre prevenção de acidentes de trabalho.

Durante o período, a ação contou com a distribuição de folder informativo com orientações sobre o que é um acidente de trabalho, os principais tipos e causas de acidentes, assim como medidas de prevenção e o uso adequado dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Indivdual. Além disso, foram divulgadas dicas de prevenção de acidentes em murais e displays do hospital. Colaboradores do SESMT e da CIPA visitaram também diversos setores da unidade de saúde, destacando a importância da abordagem do tema.

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Foi originada no início da década de 70, a partir da iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, resultando na publicação das portarias nº 3236 e 3237, em 27 de julho de 1972. Segundo estimativas da época, 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

“Abordamos cerca de 400 funcionários durante os dias da campanha. Esperamos que as orientações passadas tenham sido bem absorvidas e que os colaboradores as coloquem em prática, agindo de forma preventiva com sua saúde e segurança, além de contribuir para a redução do índice de acidentes de trabalho registrados no hospital”, afirma a engenheira de segurança e presidente da CIPA, Ayla Monteiro. E ela lembra uma máxima: “Quem deixa a segurança por último, nem sempre fica para contar a história.”