Na corrente da segurança, o elo mais importante é você! Este é o tema da campanha lançada nesta quarta-feira (11/07) pelo Hospital do Subúrbio (HS), com foco direcionado para a segurança do paciente. A iniciativa marca o lançamento oficial de uma política com oito diretrizes institucionais voltadas para a reafirmação dos devidos cuidados que precisam ser observados por toda a equipe do hospital durante a assistência. A campanha de divulgação prossegue até sexta-feira (13/07) com atividades lúdicas e informativas nas dependências do HS.
A política está divida em oito passos, que, juntos, contribuem para a segurança do paciente. São eles: Identificação do Paciente, Classificação de Risco, Registro Seguro, Medicamentos de Alto Risco, Exame Consciente, Transporte do Paciente, Cirurgia Segura e Prevenção de Infecção Hospitalar. “Estes passos abrangem os principais elementos de segurança clínica na assistência ao paciente, dentro da linha do cuidado na realidade do Hospital do Subúrbio”, disse Jorge Motta, gerente médico do HS.
A campanha foi lançada no refeitório do HS e, além de Jorge Motta, contou com a presença de Lícia Cavalcanti, diretora médica do HS, Jorge Oliveira, diretor presidente da Prodal Saúde, além da participação de funcionários das diversas áreas da unidade de saúde. Durante o almoço, que ganhou decoração especial, os oito passos foram reafirmados para toda a equipe. O evento teve, ainda, a realização de sorteios e a presença de nove funcionários devidamente caracterizados como o mascote do HS, o Kid Ferroviário.
Passeio pelo HS – Após o almoço, os Kids se dividiram entre as diversas áreas do hospital, em uma verdadeira maratona, com diversas informações para a equipe. Cada passo estava representado por um mascote, enquanto que um Kid oficial comandava toda a turma. “Eu sempre me identifiquei com o Kid. Desde o início, achava ele parecido comigo. Foi um privilégio participar desta campanha aqui no hospital. Contribuir para esta iniciativa foi importante”, disse Écio Ferreira, analista de implantação de sistemas do HS, que foi escolhido como Kid oficial.
A satisfação da equipe era visível em todos os momentos. “Achei que a campanha quebrou um pouco a rotina do hospital. E isso faz com que chame a atenção dos funcionários. Me senti parte da instituição. Além disso, o tema da segurança do paciente é muito importante e deve contar com a atenção de todos”, disse o auxiliar administrativo Elves de Souza Bastos, que representou o Registro Seguro.
Para a coordenadora de enfermagem da emergência do HS, Faíla Pereira, a campanha foi uma forma lúdica para apresentar projetos e implantar ações. “Desta forma, conseguimos chamar a atenção dos funcionários de forma mais eficiente. Fixa de uma maneira melhor todos os conceitos que dizem respeito à segurança do paciente”, afirmou.
8 passos – O primeiro passo está relacionado com tudo o que diz respeito à identificação do paciente, envolvendo admissão, transferência, administração de medicamentos, entre outros procedimentos. A Classificação de Risco identifica a gravidade de cada quadro clínico, priorizando as urgências e emergências. O Registro Seguro aponta os devidos cuidados que a equipe deve ter com os prontuários, enquanto que Medicamentos de Alto Risco chama a atenção para a administração cuidadosa das drogas.
Além disso, a atenção está voltada para o Exame Consciente, que pontua os riscos e benefícios dos exames de imagem. O transporte adequado dos pacientes também é prioridade, enquanto que a Cirurgia Segura foca na observância dos cuidados pré, trans e pós-operatórios pela equipe, com o registro em um check-list . Por fim, a Prevenção de Infecção Hospitalar mostra que esta ação está ao alcance de todos, que devem atentar especialmente para a higienização das mãos e do ambiente.