Manter o corpo técnico capacitado e atualizado para fornecer sempre um atendimento com qualidade e segurança ao paciente. Esta é uma das prioridades do Hospital do Subúrbio (HS). Para isso, a unidade de saúde realiza, frequentemente, cursos periódicos de capacitação e atualização com os seus profissionais da assistência.
Além do Basic Life Support (BLS), que chegou à sua segunda edição no dia 9 de julho, voltado para os profissionais da área de enfermagem, médicos do HS tiveram a chance de participar dos cursos Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), nos dias 7 e 8 de julho, Fundamental Critical Care Support (FCCS) e do Advanced Trauma Life Support(ATLS), que aconteceram em junho. As iniciativas contaram com supervisão da Gerência Médica e de Enfermagem, da Coordenação Médica da Emergência e da Educação Permanente do Hospital do Subúrbio.
Os cursos foram focados nos atendimentos às situações críticas e com riscos de vida, conforme padrões validados pelas seguintes instituições: Associação de Medicina Intensiva Brasileira (FCCS) e Life Support Treinamento e Simulação (BLS e ACLS). “Os cursos têm um perfil de imersão, para que o corpo técnico tenha a chance de se atualizar com relação às condutas que são vivenciadas no cotidiano do hospital”, disse Andreia Ferreira, enfermeira e coordenadora da educação permanente do HS.
O HS, de acordo com a sua política de incentivo da capacitação profissional e de retenção de talentos, patrocinou 50% do valor da inscrição de cada participante. O profissional contribuiu com a mesma porcentagem. Os cursos intercalaram atividades teóricas e práticas, com estações de simulação. Ao final das atividades, os participantes foram submetidos a avaliações para verificar de que forma o conteúdo foi assimilado.
“Achei a iniciativa muito importante para a equipe. Além da capacitação, visa a motivação e o reconhecimento do profissional”, disse Cyntia Lins, médica e coordenadora da Terapia Intensiva Adulto do HS.