Assim como no Outubro Rosa, O Hospital do Subúrbio (HS) ganhou iluminação especial no Novembro Azul – mês da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
A ideia do Novembro Azul é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da enfermidade, o que significa um óbito a cada 40 minutos.
De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Não é possível evitar a doença. Mas pode-se diagnosticá-la precocemente, quando as chances de cura são de cerca de 90%. Daí a importância da realização do exame regular através do toque retal e do PSA.
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são idade, histórico familiar, raça (maior incidência em negros), alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.