Representantes do município de Maricá (Rio de Janeiro) estiveram no Hospital do Subúrbio (HS), no dia 21 de agosto, para conhecer o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da instituição. Os gestores se reuniram com o diretor técnico do HS, Rogério Palmeira, e a coordenadora médica das UTIs, Cyntia Lins, com quem conversaram sobre os aspectos que envolvem o modelo de PPP, bem como os desafios e oportunidades dele advindos.
A comitiva de Maricá contou com a presença da secretária de Saúde do município, Simone Costa, que esteve acompanhada de demais representantes da Secretaria, da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da organização social de saúde (OS) Associação Mahatma Gandhi. “Viemos ver o modelo de sucesso do Hospital do Subúrbio, um modelo moderno, evolutivo, com tecnologia e eficiência”, pontuou Carlos Augusto Anacleto, coordenador de Planejamento e Logística da Secretaria de Saúde de Maricá. A intenção, segundo Carlos, é formatar um hospital de alta complexidade, com maternidade e pediatria, que siga o modelo de PPP.
“Queremos nos tornar um polo de saúde, inovação e desenvolvimento, referência para a região, e modernizar a cidade”, destacou Carlos. A respeito do tema, o diretor Rogério Palmeira mencionou as transformações vividas pela região do entorno do HS, ao longo dos quase 10 anos de existência do hospital. “Testemunhamos o quanto a região se desenvolveu. Foram melhorias de infraestrutura, transporte e a vinda de pequenos e médios empresários”.
A flexibilidade proporcionada pelo modelo de PPP e a capacidade de se adaptar a distintas realidades foram características citadas por Dr. Rogério. Informações sobre o funcionamento do hospital, a exemplo do perfil de atendimento e dados de produção, foram apresentados pela coordenadora Cyntia Lins.