O Hospital do Subúrbio (HS) recebeu, no dia 16 de julho, a visita de gestoras da Santa Casa de Montes Claros (MG) que vieram conhecer a experiência da Medicina Hospitalar do HS. Ambas as instituições participam do “Lean nas Emergências”, projeto do Ministério da Saúde executado pelo Hospital Sírio-Libanês, fato que permitiu o conhecimento mútuo e a aproximação por intermédio do consultor sênior para o HS no Lean, Cristiano Ribeiro.
A diretora da Qualidade e Capelania da Santa Casa de Montes Claros, Dra. Claudia de Alvarenga Diniz Fonseca, e a gerente de Hotelaria, enfermeira Sâmmya Santos Antunes, conheceram o HS e os impactos do projeto Lean no hospital. Segundo o diretor técnico do HS, Dr. Rogério Palmeira, o foco da visita foi o projeto de hospitalistas do Hospital do Subúrbio. Ele apontou os principais aspectos discutidos no encontro: “as dificuldades que tivemos na implantação do modelo em 2010, ano da inauguração do hospital, sua fase de maturação e os resultados obtidos, com redução do tempo de permanência, aumento de giro de leitos, redução de contrafluxos para a unidade de Emergência e Terapia Intensiva e redução do custo assistencial”.
Além do diretor técnico do HS, acompanharam a visita Dr. Jorge Motta, assistente da Diretoria do HS e diretor técnico do Hospital Jorge Valente; a gerente de Enfermagem do HS, Vilma Santos; a coordenadora de Enfermagem das Unidades Clínicas Viviane Colavolpe; e o coordenador dos hospitalistas do HS, Dr. Marcos Laranjeira.
Lean nas Emergências – O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi/SUS, e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, diminuindo o tempo de atendimento ao paciente, otimizando processos e promovendo, assim, excelência operacional nas emergências do SUS.
Medicina Hospitalar – A Medicina Hospitalar dedica-se a prover cuidados médicos abrangentes a pacientes hospitalizados. O médico especialista na prática da Medicina Hospitalar é conhecido como “hospitalista”, detentor de expertise no manejo dos problemas clínicos de pacientes agudizados.