Opções de privacidade

Especialistas falam sobre emergências neurológicas em Fórum do HS

Home Notícias do HS Especialistas falam sobre emergências neurológicas em Fórum do HS

Palestra da médica Sheila Nunes abordou a cefaleia e a epilepsia nas Emergências

Com o tema “Emergências Neurológicas para o Clínico”, o II Fórum de Urgência e Emergência do Hospital do Subúrbio (HS), realizado no dia 31 de agosto, abordou situações frequentes no dia a dia das unidades de Emergência. Reunidos no auditório do HS com profissionais de saúde do hospital e de instituições externas, os neurologistas Sheila Nunes e Felipe Oliveira deram destaque em suas falas ao diagnóstico e tratamento da cefaleia, crise epiléptica e condutas, trombólise em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a investigação do sintoma de vertigem para considerar ou excluir a chance da ocorrência de AVC.

Trombólise e vertigem foram os temas tratados pelo neurologista Felipe Oliveira

A presença frequente de pacientes com cefaleia, nas Emergências, foi ressaltada pela médica Sheila Nunes, que apontou a necessidade de medicação e a precisão na confirmação do diagnóstico quando se tratar de enxaqueca. O levantamento da história clínica do paciente e do exame físico, além da orientação adequada ao paciente sobre o diagnóstico, também foram mencionadas pela palestrante. Sheila ainda falou sobre a importância de tratar os fatores causadores de crises epilépticas e a conduta correta do profissional diante da primeira crise de um paciente, bem como os exames a serem solicitados.

Dando seguimento às palestras do Fórum, o médico Felipe Oliveira ministrou duas aulas, discorrendo inicialmente sobre o tratamento trombolítico em casos de AVC. Depois, tratou de outro tema: o cuidado que se deve ter na investigação de um quadro de vertigem e sua avaliação para afastar ou não a ocorrência de AVC. “É preciso saber de onde vêm os sintomas para que se chegue ao diagnóstico. Pedir ao paciente para caracterizar o sintoma de tontura, por exemplo, e ajudá-lo na investigação é importante”, disse Felipe.

O II Fórum de Urgência e Emergência do HS volta a acontecer no dia 07 de setembro, com mesma programação.