O Hospital do Subúrbio (HS) também é uma “escola” para crianças e jovens internados na unidade hospitalar. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), responsável pela Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, o HS proporciona atendimento escolar durante o período de internação desses pacientes.
A chamada “Escola Hospitalar” atua no hospital com o objetivo de assegurar o atendimento escolar durante o período de hospitalização de crianças e adolescentes, contribuindo para que tenham o início ou a continuidade do processo de escolarização durante o internamento hospitalar. Dessa forma, ajuda na redução do atraso escolar, da evasão desses alunos e também cria condições favoráveis para que eles retornem às suas escolas de origem, após a alta médica, com o mínimo de defasagem possível.
Garantir o vínculo dos alunos-pacientes com a escola, respeitando ao mesmo tempo o seu direito à saúde e à educação, é o principal objetivo da Escola Hospitalar. Ela também tem como finalidade incentivar o crescimento e desenvolvimento intelectual e sócio-interativo do aluno-paciente, fortalecer o vínculo entre a criança e o seu processo de aprendizagem, e conferir maior qualidade ao período de permanência da criança e do adolescente em tratamento médico, amenizando o medo e o sofrimento durante a internação.
O aluno da Escola Hospitalar tem a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais descontraídas e diversificadas. O projeto pedagógico inclui a realização de vivências que desenvolvam a capacidade de raciocínio lógico e de se relacionar com o mundo através das percepções e do imaginário.
O projeto percorre as diversas áreas do conhecimento, relacionando-as aos conteúdos programáticos de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade dos alunos-pacientes. No Hospital do Subúrbio, o atendimento pedagógico é realizado em sala de aula (coletivo) e em leitos (individual), abrangendo os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. As aulas ocorrem tanto no turno matutino quanto vespertino.
Como ocorre em toda escola, o professor elabora o seu plano de aula, onde faz anotações sobre as áreas do conhecimento envolvidas nas atividades vinculadas ao projeto pedagógico, a metodologia, recursos didáticos e físicos, e aspectos observados no decorrer da aula quanto ao comportamento, participação e interesse dos alunos-pacientes. Antes de serem iniciadas as aulas, é realizada uma anamnese pedagógica para saber do paciente o que ele espera da escola no hospital e como se sente. Após o período de escola hospitalar, o aluno e o seu responsável legal fazem uma avaliação sobre o período de acompanhamento da criança na Escola Hospitalar do HS.