Opções de privacidade

Equipe multidisciplinar realiza atividades lúdicas para crianças no HS

Home Notícias do HS Equipe multidisciplinar realiza atividades lúdicas para crianças no HS

Vestido de palhaço, “Tio Natan” divertiu pacientes e acompanhantes

No mês em que se comemorou o Dia das Crianças, o Hospital do Subúrbio (HS) vivenciou um dia de atividades lúdicas, levando entretenimento às crianças internadas na Enfermaria Pediátrica e descontração para amenizar o sofrimento de pacientes mirins na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.
A ação, ocorrida em 10 de outubro, foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização do HS em parceria com a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce. O profissional da Central de Material Esterilizado (CME) Natan Nascimento, conhecido como “Tio Natan”, também se uniu ao grupo, fazendo a garotada sorrir ao atuar caracterizado de palhaço.

A professora Irami Lopes, Natan Nascimento e Daniella Bonfim distribuíram livros para as crianças

Na enfermaria, foram realizadas brincadeiras, com música e animação. As crianças assistiram a vídeos e ganharam livros e brinquedos que haviam sido doados pelos colaboradores do hospital. De acordo com a assistente social Daniella Bonfim, a atividade teve como objetivo promover a educação em saúde em um espaço lúdico (a brinquedoteca), em companhia dos pais e responsáveis. “O estar hospitalizado não impede que a alegria da infância esteja presente. A educação e a saúde como parceiras articuladas ao cuidar, o educar e o brincar asseguram o bem-estar do paciente”, acrescentou a professora Iramí Lopes, da Escola Municipal Hospitalar.
A assistente social Karine Gomes explica que, para as crianças internadas sob ventilação mecânica, na UTI, a equipe multidisciplinar do HS entregou livros para os familiares, que foram orientados a ler para esses pacientes. Assim, todo o público infantil pôde participar, de forma democrática, da comemoração pelo Dia das Crianças. A alegria contagiante do “Tio Natan”, que também é líder comunitário do Subúrbio Ferroviário de Salvador, esteve igualmente presente na UTI.
Segundo a assistente social Elane Tomaz, “o evento permitiu fortalecer o vínculo da família/equipe com o paciente pediátrico, promovendo o bem-estar do paciente, visando a harmonizar e humanizar as ações no espaço hospitalar”.