O Hospital do Subúrbio (HS) sediou, na segunda-feira (13/8), o Pré-Evento do III Congresso Mundial de Técnicas e Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna (III WCMISST – World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery & Techniques). Na ocasião, foram realizadas cirurgias inéditas em pacientes na rede pública do Brasil, com a presença de médicos de diversos estados brasileiros e especialistas internacionais. Os procedimentos foram gravados e apresentados para médicos como uma prévia do congresso, que acontece pela primeira vez no Brasil até este sábado (18/8), no Hotel Iberostar, na Praia do Forte.
As cirurgias contaram com apoio do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP) e da Associação Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna (ABCMIC/ISMISS BRAZIL). O ortopedista Ricardo Cotias, integrante da equipe do Hospital do Subúrbio, foi o coordenador interno da atividade, que contou com o suporte do HS. “Com este tipo de procedimento, os pacientes têm uma velocidade muito maior na recuperação. Todos que foram operados na segunda-feira receberam alta no dia seguinte. E não precisaram de UTI, nem mesmo de reserva de sangue. O custo para a unidade de saúde acaba sendo menor. E o paciente também ganha”, disse Ricardo Cotias.
Para o médico paulista Dr. Pil Sun Choi, Presidente do III WCMISST, a realização dessas cirurgias em hospital público abre uma importante discussão no país. “Toda a população tem direito à saúde de qualidade e tecnologia de ponta, e para nós é um grande avanço conseguir realizar essas cirurgias nesse ambiente. É um passo importante para o que buscamos: acesso de toda a população a essas técnicas modernas, com pequenas incisões, menos sangramento e recuperação infinitamente mais rápida”, explica o especialista.
Evento – O III Congresso Mundial de Técnicas e Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna reúne mais de 1000 especialistas nacionais e internacionais. Ao todo, são 82 palestrantes internacionais de 32 países e mais de 100 brasileiros, apresentando novidades e técnicas de cirurgias inovadoras.
As técnicas são procedimentos específicos para o tratamento da dor na coluna e são realizadas de forma minimamente invasivas, algumas até mesmo através de punção na pele e sem incisões com agulhas e instrumentos especiais. As cirurgias também podem acontecer por vias endoscópicas, realizadas através de incisões milimétricas para retirada de hérnias de disco, fusões ósseas de vértebras com parafusos e hastes através de pequenas incisões, entre outras técnicas.