Uma comitiva composta por sete integrantes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) esteve no Hospital do Subúrbio (HS) conhecendo as suas instalações, infraestrutura e modelo de gestão, com o objetivo de ampliar conhecimentos e aplicá-los no gerenciamento de unidades de saúde do Maranhão que estão sob a responsabilidade da empresa pública. O grupo visitou o HS nos dias 21 e 22 de fevereiro, quando conversou com a Diretoria do hospital e gestores de diferentes áreas da instituição. A EMSERH faz a gestão de 92 unidades de saúde do Maranhão, o que corresponde a cerca de 80% do gerenciamento da rede de saúde daquele Estado.
“Viemos buscar novas experiências para aprimorar os nossos conhecimentos. Vimos aqui um hospital muito organizado, que se preocupa em atender a população e que consegue resolver com grande eficiência as necessidades do paciente que procura o SUS”, apontou o diretor clínico da EMSERH, o médico Fernando Couto. Durante os dois dias de visita, os profissionais da empresa maranhense foram apresentados à estrutura de funcionamento do HS, dados quantitativos e qualitativos, e sistema de gestão hospitalar.
Para Fernando, o Hospital do Subúrbio representa um SUS que dá certo. “A universalidade, a equidade, enfim, os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde são bem tratados aqui”, mencionou o diretor clínico. Ele também destacou a participação social que a comunidade detém e o respeito conquistado pelo hospital frente à população, após conhecer o espaço de diálogo que o HS oferece às lideranças comunitárias da região do Subúrbio Ferroviário, a relação de confiança estabelecida desde a construção do HS e as reuniões periódicas que são realizadas.
“Para nós é um prazer apresentar o modelo inovador de gestão do HS, fruto de uma parceria público-privada bem sucedida e que se caracteriza pela qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS, com uma assistência digna, segura e eficiente”, afirmou Rogério Palmeira, diretor técnico do Hospital do Subúrbio.