Residentes de cinco Programas de Residência Médica do Hospital do Subúrbio (HS) comemoraram nesta terça-feira, 22 de fevereiro, a conclusão de suas especializações em evento que reuniu gestores do hospital, coordenadores e supervisores das Residências Médicas em Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia. No total, 16 médicos terminaram as suas Residências, recebendo as congratulações do diretor técnico do HS, Rogério Palmeira; da assessora técnica, Lícia Cavalcanti; e do coordenador de Ensino e Pesquisa, Felipe Oliveira.
Em sua fala, o diretor do HS lembrou da implantação dos primeiros programas de Residência Médica do hospital no ano de 2014, e da importância que a área de Ensino possui dentro da estrutura da instituição. “Agradecemos a vocês por terem escolhido fazer suas Residências no Hospital do Subúrbio. Temos registrado uma alta taxa de absorção de residentes ao longo dos últimos anos que se juntam ao hospital após a conclusão da Residência. Estamos comprometidos com um modelo de assistência que promove atenção de qualidade a uma população carente e que cumpre os objetivos do SUS com eficiência e de maneira ética”, afirmou.
“O médico que aqui se forma em uma especialidade leva consigo vários diferenciais, dentre eles humanidade. Poder conviver com o paciente e colocar-se no lugar dele, buscando soluções. Não devemos nem podemos perder o relacionamento humano: dar ao paciente acolhimento, praticar o “olho no olho”, sentir a sua queixa e buscar o seu alívio”, pontuou a assessora técnica do HS, Lícia Cavalcanti. Ao parabenizar os residentes, o coordenador de Ensino e Pesquisa mostrou a sua satisfação com o fim de uma etapa importante na vida profissional dos médicos. “Fico feliz em ver a conclusão de mais um grupo. Vocês saem daqui, mas levam uma experiência que nunca vai se apagar”, disse Felipe Oliveira.
A médica Yanna Kendaly, que acaba de concluir a Residência em Ortopedia e Traumatologia, deixa o HS rumo a Barcelona, onde foi aceita para o programa de fellowship do grupo hospitalar Quirónsalud. “Acredito que a minha conquista se deve ao que vocês me transmitiram. Se eu não tivesse vivido tudo o que vivi aqui, as coisas não teriam dado certo. Escolhi fazer Residência no Hospital do Subúrbio pelo nome que ele tem, pelo reconhecimento do seu serviço e da oportunidade prática que oferece, com todas as condições de material para a realização de cirurgias”, ressaltou Yanna.
Para a residente concluinte em Cirurgia Geral, Manuela Novaes, “no Hospital do Subúrbio temos um sentimento de pertencer. O Subúrbio me escolheu e essa foi a melhor escolha da minha vida. Aqui pude crescer como ser humano e como profissional”. A relação de parceria construída com a equipe do hospital e o ambiente de muito aprendizado foram aspectos recorrentes nas falas dos residentes que participaram do evento, que ainda contou com um almoço comemorativo em homenagem aos profissionais.