Na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro, o Hospital do Subúrbio (HS) promoveu aula para seus residentes e internos sobre os temas “Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador”. A capacitação foi realizada no auditório da instituição, com cerca de 30 participantes.
Ministradas por Dr. Eraldo Moura, médico cirurgião e presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HS, e pelo neurologista e coordenador de Ensino e Pesquisa do hospital, Dr. Felipe Oliveira, as aulas abordaram o protocolo de morte encefálica, como aplicá-lo, os critérios fundamentais para se iniciar a verificação da sua ocorrência e principais causas.
Os médicos também trataram da atuação dos profissionais para a manutenção do potencial doador, tendo em vista a monitorização e viabilização dos órgãos propiciando suporte hemodinâmico capaz de manter a viabilidade dos órgãos e tecidos, diante de um contexto de alterações fisiopatológicas decorrentes da morte encefálica.