Por meio de uma comunicação acessível e acolhedora, a equipe do Serviço de Medicina do Trabalho do Hospital do Subúrbio (HS) tratou, na última terça-feira, 14 de dezembro, de um tema que ainda enfrenta preconceitos e até mesmo reserva por parte de muitas pessoas. A prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como formas de controle e tratamento foram os assuntos abordados em ação interna como parte da campanha Dezembro Vermelho, mês de combate ao HIV/Aids e ISTs. A iniciativa foi uma realização da Medicina do Trabalho em conjunto com o Grupo de Trabalho de Humanização do HS.
“Muitas vezes as pessoas têm vergonha de falar sobre o assunto. Nosso objetivo é gerar conhecimento para que saibam como as doenças se manifestam e provocar interesse para que busquem mais informações a respeito”, disse a enfermeira do Trabalho do HS, Adriana Rocha. Com o apoio das enfermeiras Cintia Serrado e Laís Lins do Serviço de Medicina Preventiva do Grupo Promédica, profissionais que se aproximavam do estande recebiam orientações e eram convidados a participar de um quiz para testar seus conhecimentos. “Nossa intenção é esclarecer dúvidas e conscientizar as pessoas de que a prevenção é importante para reduzir o número de acometidos por doenças que são evitáveis”, explicou Cintia.
A enfermeira Ana Vérita, que trabalha nas UTIs 1 e 2 do HS, elogiou a ação. “Foi muito útil. Esse tipo de atividade nos ajuda a tirar dúvidas e a termos informações para aprender aquilo que ainda não conhecemos. Assim percebemos que nem sempre estamos 100% informados sobre determinado assunto”, afirmou. Durante o evento, foram entregues preservativos e material explicativo sobre infecções sexualmente transmissíveis.