Com o objetivo de aumentar o estoque de bolsas de sangue atualmente em estado crítico, para beneficiar pacientes internados que necessitam de transfusão, o Hospital do Subúrbio (HS) iniciou, em 16 de fevereiro, uma campanha direcionada às lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A ação visa mobilizar os líderes que atuam nos diferentes bairros da região para que incentivem a população a doar sangue, contribuindo para salvar a vida de centenas de pessoas.
“O HS possui uma relação de confiança, transparência e parceria com os líderes comunitários do Subúrbio Ferroviário. Contamos com a colaboração deles neste momento em que o estoque de sangue encontra-se em nível preocupante”, diz a coordenadora de Serviço Social do HS, Fabiana Alves. No período de maio de 2020 a janeiro de 2021, foram realizadas cerca de 4,2 mil transfusões no hospital. A pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento na demanda por sangue. Os pacientes das unidades Covid representam de 30 a 40% do total de transfusões realizadas no Hospital do Subúrbio.
A campanha de doação voluntária de sangue, divulgada entre as lideranças comunitárias, faz um convite para que os interessados compareçam ao posto da Hemoba localizado no HS. O horário de funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Para fazer a doação de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg; apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Também é preciso estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não fumar por pelo menos 2 horas.