O Hospital do Subúrbio (HS) inaugurou, no dia 02 de maio, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber pacientes graves com diagnóstico de COVID-19. Os leitos fazem parte da nova estrutura do hospital, resultado de uma reforma na Unidade de Emergência que a transformou em UTI para atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus, encaminhados via Central Estadual de Regulação e provenientes de diversas cidades da Bahia. Essa UTI contará, ao final das obras, com 58 leitos no total.
No mesmo dia da abertura dos leitos, pacientes foram transferidos para o HS. No dia seguinte (03), 11 pacientes já se encontravam internados na unidade. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram investidos mais de R$ 2,4 milhões nos novos leitos. “Com a transferência de pacientes de outras regiões para a capital, nós conseguimos liberar esses leitos no interior e, com isso, o Estado pode ampliar o atendimento à população. É um esforço conjunto para não deixar os pacientes desassistidos”, afirma a subsecretária da Saúde, Tereza Paim.
Na área externa do HS, um hospital de campanha com capacidade para 60 leitos de UTI está com obras avançadas, em fase de finalização. A previsão é de que esta unidade comece a funcionar em até duas semanas.
O diretor-técnico do Hospital do Subúrbio, Rogério Palmeira, destaca a importância do aumento do número de leitos no combate à COVID-19. “Com essa estratégia, a gente consegue se preparar para um eventual aumento muito grande de casos, assim como conseguimos dar o suporte adequado para os pacientes mais graves”, explica.