Estimular a leitura no ambiente hospitalar e, como consequência, promover bem-estar para pacientes e colaboradores. Essa é a proposta do projeto Leve e Leia, idealizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital do Subúrbio (HS), em parceria com a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce. Por meio da exposição de livros educativos e infantojuvenis espalhados em diversos espaços da unidade hospitalar, é oferecido acesso livre e gratuito a um amplo conteúdo literário, sem precisar devolver o livro escolhido.
O projeto tem como uma de suas ações principais os “Livros Esquecidos”. Em cima de bancos, cadeiras e poltronas, próximo às janelas e canteiros da área interna do hospital e nas sacadas, podem ser encontrados livros propositadamente “esquecidos” para que alguém os adote. A última ação dos “Livros Esquecidos” ocorreu no mês de agosto, surpreendendo colaboradores e pacientes.
A assistente social Daniella Bonfim, do Serviço Social do HS, e a professora Irami Lopes, que atua na instituição através da Escola Hospitalar, explicam que o propósito do projeto é reforçar o aspecto humano, favorecendo a educação em saúde e a qualidade de vida no espaço hospitalar. Nesse sentido, a prática da leitura tem o poder de melhorar a interação entre responsável legal e pacientes menores de idade, proporcionar um momento agradável aos pacientes adultos e fomentar o interesse pela leitura entre os profissionais do HS.
Os livros colocados à disposição do público são obtidos por meio de doação. Para contribuir com o projeto, interessados podem doar livros educativos e infantojuvenis ao Hospital do Subúrbio, fazendo a entrega nas salas do Serviço Social, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O projeto Leve e Leia também é responsável por promover outras ações, como rodas de leitura em diferentes espaços do HS e atividades de incentivo à leitura em parceria com a Biblioteca Paulo Freire, localizada no bairro de Escada, na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador.