Especialistas falam sobre emergências neurológicas em Fórum do HS

Home Notícias do HS Especialistas falam sobre emergências neurológicas em Fórum do HS

Palestra da médica Sheila Nunes abordou a cefaleia e a epilepsia nas Emergências

Com o tema “Emergências Neurológicas para o Clínico”, o II Fórum de Urgência e Emergência do Hospital do Subúrbio (HS), realizado no dia 31 de agosto, abordou situações frequentes no dia a dia das unidades de Emergência. Reunidos no auditório do HS com profissionais de saúde do hospital e de instituições externas, os neurologistas Sheila Nunes e Felipe Oliveira deram destaque em suas falas ao diagnóstico e tratamento da cefaleia, crise epiléptica e condutas, trombólise em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a investigação do sintoma de vertigem para considerar ou excluir a chance da ocorrência de AVC.

Trombólise e vertigem foram os temas tratados pelo neurologista Felipe Oliveira

A presença frequente de pacientes com cefaleia, nas Emergências, foi ressaltada pela médica Sheila Nunes, que apontou a necessidade de medicação e a precisão na confirmação do diagnóstico quando se tratar de enxaqueca. O levantamento da história clínica do paciente e do exame físico, além da orientação adequada ao paciente sobre o diagnóstico, também foram mencionadas pela palestrante. Sheila ainda falou sobre a importância de tratar os fatores causadores de crises epilépticas e a conduta correta do profissional diante da primeira crise de um paciente, bem como os exames a serem solicitados.

Dando seguimento às palestras do Fórum, o médico Felipe Oliveira ministrou duas aulas, discorrendo inicialmente sobre o tratamento trombolítico em casos de AVC. Depois, tratou de outro tema: o cuidado que se deve ter na investigação de um quadro de vertigem e sua avaliação para afastar ou não a ocorrência de AVC. “É preciso saber de onde vêm os sintomas para que se chegue ao diagnóstico. Pedir ao paciente para caracterizar o sintoma de tontura, por exemplo, e ajudá-lo na investigação é importante”, disse Felipe.

O II Fórum de Urgência e Emergência do HS volta a acontecer no dia 07 de setembro, com mesma programação.