O Hospital do Subúrbio (HS) é o 5º melhor hospital público do país, de acordo com o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil” – ranking que reconheceu as 40 instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que ofertam qualidade e segurança aos pacientes. A premiação ocorreu na última terça-feira, 08 de novembro, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS) e contou com a presença do diretor técnico do HS, Rogério Palmeira, que recebeu o certificado na solenidade ao lado de Priscilla Magalhães, diretora de Gestão de Unidades Consorciadas e Parceria Público-Privada (DGECOP) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
A iniciativa, liderada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconheceu os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo SUS. No total, 136 hospitais públicos de todo o país foram avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes das instituições promotoras do prêmio e da Fundação Getúlio Vargas – Saúde. As unidades de saúde ganhadoras possuem diferentes formatos de gestão e estão localizadas em 11 estados do país. No top 5, além do Hospital do Subúrbio representando a Bahia, estão hospitais de São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul.
Os critérios utilizados para estabelecer a pontuação do ranking foram as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, o tempo de certificação de cada instituição (hospitais certificados com Acreditação nível 3 – excelência – emitidos pela ONA ou com certificação de qualidade plena internacional) e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados). “Ficamos muito felizes e honrados em receber o prêmio e servir de inspiração para outros equipamentos de saúde. O trabalho realizado pelo hospital vem se consolidando em qualidade, segurança e humanização. Temos desenvolvido o cuidado centrado no paciente e ampliado essa prática para uma filosofia de cuidado centrado na pessoa, pois além do paciente também existe a sua família”, afirma Dr. Rogério Palmeira.
Segundo o diretor, o engajamento da equipe do HS foi fundamental para a instituição alcançar um patamar diferenciado que a coloca em uma lista seleta entre os melhores hospitais públicos do país. Junto à atuação dos profissionais, somam-se o cuidado centrado na pessoa (paciente e família), o investimento em capacitação e na comunicação efetiva, e uma prática assistencial segura no que diz respeito aos aspectos técnicos.