Garantir um ambiente de trabalho agradável, organizado e limpo, com mais produtividade e bem-estar é um desafio diário para instituições em todo o mundo. Focado nisso, o Hospital do Subúrbio (HS) está implantando o chamado “5S”, programa de qualidade que visa melhorar o ambiente e a cultura organizacional, transformando positivamente a maneira de conduzir as atividades rotineiras.
Por meio de uma campanha interna, lançada no dia 04 de abril, o HS busca sensibilizar profissionais de todos os setores sobre a importância de praticar o 5S, composto por cinco conceitos simples: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e saúde, e senso de autodisciplina. Com origem no Japão, o programa se espalhou por diversos países devido à sua capacidade de trazer inúmeros benefícios: aumentar a produtividade, reduzir custos e perdas, e disciplinar hábitos e atitudes.
A princípio, a ação interna de conscientização, para execução e manutenção do 5S, ocorrerá na Emergência e seguirá depois para os demais setores. Cartazes educativos e um vídeo motivacional produzidos pelo hospital integram a campanha, que conta ainda com a visita de profissionais às unidades para mostrar a importância de introduzir os cinco sensos (5S) no ambiente de trabalho. Desde o início deste ano, treinamentos estão sendo realizados em todo o HS para que a equipe compreenda as vantagens do programa, incorporando sua prática no dia a dia da instituição.