Em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos (5 de maio) e ao Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar (15 de maio), o Hospital do Subúrbio, através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), preparou uma série de atividades para todos os seus colaboradores e pacientes.
A ação intitulada “Blitz da Segurança do Paciente” teve início no dia 5, com foco na higienização das mãos. Pacientes e profissionais de saúde conheceram os passos para a adequada higiene das mãos e a sua importância, por meio de um quiz – jogo de perguntas – acompanhado das explicações da enfermeira Leila Santos, do Serviço de Controle de Infecção do HS.
O quiz avaliou o conhecimento dos participantes sobre o assunto, de forma descontraída e com direito a brindes para quem acertasse no mínimo 80% das questões. Os colaboradores que não acertaram receberam pirulitos em formato de mão, por participarem do evento.
Para a técnica de enfermagem Deijeane Alencar, o quiz foi uma ferramenta importante para fazer com que relembrasse condutas que acabam sendo esquecidas no dia a dia. Jeferson Carvalho, coletor do Serviço de Lavanderia, destacou que quanto mais informações os profissionais recebem, mais melhorias são implementadas. “Ficamos mais cientes e, por isso, temos também mais responsabilidades”, disse.
A higiene das mãos é reconhecida como a medida mais importante na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes. A ação promovida pelo HS teve como objetivo incentivar e sensibilizar os profissionais de saúde para a prática, promovendo segurança e qualidade na assistência. Uma higienização correta contribui para a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde, e colocá-la em prática ainda é um desafio para muitas instituições.
O trabalho de prevenção faz parte da rotina do HS, por meio das ações do NSP, responsável pela implementação da Política de Segurança do Paciente no hospital. O estudante de medicina Vinicius Machado, que respondeu o quiz e conseguiu um bom resultado, afirmou que as práticas mencionadas no jogo em relação à higienização das mãos são abordadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), durante apresentação realizada aos internos assim que chegam ao HS.
Neste ano, a campanha mundial “Salve Vidas: Higienize suas Mãos”, estimulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apoiada pela Anvisa, tem como tema central “Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”.
Programação
A ação de conscientização “Blitz da Segurança do Paciente”, iniciada no dia 5, segue até 15 de maio com mais atividades.
De 8 a 12 de maio, o NSP realiza uma blitz itinerante com visitas aos setores do HS para incentivar in loco a prática diária de prevenção e controle das infecções hospitalares. A ação consiste na aplicação de questionários para avaliar a percepção dos profissionais em relação à higienização das mãos. Em seguida, os colaboradores são convidados a higienizar as mãos com álcool em gel e colocá-las em uma caixa preta que mostrará se cumpriram corretamente a técnica de higienização.
Encerrando a programação, no dia 15 de maio a “Blitz da Segurança do Paciente” chega ao fim, marcando a passagem pelo Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, novamente com a realização de um quiz em frente ao Espaço de Convivência do HS, das 10h30 às 15h.