O Hospital do Subúrbio (HS) completa quatro anos de funcionamento neste sábado (13), com foco na capacitação e na avaliação do perfil de seus colaboradores. Nesse período, a unidade se tornou uma referência no segmento de PPP em saúde, recebeu a visita de autoridades e instituições de todo o mundo e ampliou a oferta de assistência médica à população baiana, especialmente aos moradores do Subúrbio Ferroviário da capital.
“O nosso objetivo é contribuir decisivamente na capacitação de nossos colaboradores. Além disso, de forma efetiva e dinâmica, queremos escutá-los, conhecer os seus anseios, saber como enxergam a instituição e, acima de tudo, descobrir as ferramentas de comunicação mais eficientes a ser implementadas”, afirma Dra. Lícia Cavalcanti, diretora-geral do HS, referindo-se à pesquisa interna que começa a ser aplicada entre aqueles que trabalham na unidade.
A iniciativa surge num contexto de fortalecimento das ações de gerenciamento de pessoas, através de práticas modernas e inovadoras. Com base no resultado da pesquisa, o HS terá um diagnóstico do perfil de seu colaborador, identificando interesses e até mesmo oportunizando a migração de um setor para o outro.
“A eficiente gestão de serviços é feita com foco na valorização dos recursos humanos. É uma ação prioritária para que se alcance resultados positivos. E é justamente o que preconiza o Hospital do Subúrbio”, afirma Dr. Jorge Oliveira, presidente da Prodal Saúde, destacando que, nestes quatro anos, a unidade consagrou-se como um modelo de excelência no segmento de assistência hospitalar de média e alta complexidade e altamente possível de ser replicado em outras localidades.
Na avaliação de Dr. Jorge Motta, diretor técnico do hospital, o Hospital do Subúrbio se configura como um projeto de importância imensurável, diante dos resultados obtidos nestes quatro anos e da satisfação proporcionada aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS. “As conquistas obtidas pelo HS são fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe atenta ao cuidado e à segurança dos pacientes”.
Atendimentos – Nestes quatro anos, o HS realizou mais de 30 mil cirurgias, a maioria delas – em torno de 70% – nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia e urologia, além de mais de 425 mil atendimentos na emergência e ambulatórios, 50 mil internações e quase três milhões de exames. Os números dão conta da realidade de uma instituição que funciona a todo vapor, 24 horas por dia, seja priorizando o atendimento do paciente com situação clínica de maior gravidade e risco, orientando os casos mais simples ou preservando, a todo instante, a dignidade daqueles que necessitam de cuidados de saúde.
Estrutura – Baseado em um modelo assistencial que concilia qualidade e conforto, o HS possui uma estrutura de acomodação adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários, assistidos por uma equipe multidisciplinar.
A unidade apresenta um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas. Também possui um Centro Cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.
Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar.
O HS dispõe de uma equipe de 1.446 funcionários, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Conta, ainda, com um corpo clínico composto por 394 médicos das mais diversas especialidades.
Referência – O Hospital do Subúrbio é referência pelos serviços prestados à população de Salvador. Por isto, desperta interesse de diversas organizações e autoridades que visitam a unidade de saúde para conhecer de perto as instalações e o modelo de gestão.
A unidade já recebeu, por exemplo, a visita do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, do presidente da Internacional Finance Corporation (IFC), Jin Yong Cai, da diretora geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses Periago, do representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, do especialista sênior em saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Frederico Guanais, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Ministério da Defesa e de militares, dentre outras autoridades.
Prêmios – A unidade também já conquistou prêmios e foi destaque em diversas publicações, tanto nacionais, a exemplo do jornal Valor Econômico e da revista Época, como internacionais, a exemplo do jornal britânico Financial Times.
Para se ter uma ideia, a unidade já acumula três prêmios internacionais: um da empresa de consultoria KPMG Internacional, sediada na Inglaterra, que classificou o projeto baiano de PPP como um dos 100 melhores no setor de infraestrutura pública do mundo nos últimos anos; um da revista World Finance, que o considerou entre os melhores projetos de PPP na América Latina; e outro do Internacional Finance Corporation (IFC), juntamente com o Infrastructure Journal, que classificou a unidade entre os 10 melhores projetos de Parceria Público Privada (PPP) da América Latina e do Caribe.
Sobre o HS:
Inaugurado em 13 de setembro de 2010, sob a gestão, operação da concessionária Prodal Saúde S.A. – formada pela baiana Promédica e pela francesa Dalkia (atual Vivante), o Hospital do Subúrbio é destaque pela qualidade no atendimento e por ser também o primeiro a funcionar por meio de uma PPP no Brasil.
A unidade, localizada no bairro de Periperi, em Salvador, é também o primeiro hospital público no Estado da Bahia com o certificado de Acreditação Hospitalar, título concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e é monitorado por um comitê do qual fazem parte representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e auditores independentes, que acompanham sua produção quantitativa e qualitativa.
O HS oferece atendimento de urgência e emergência, para pacientes adultos e pediátricos, e dispõe de especialidades em clínica médica, clínica cirúrgica, traumato-ortopedia, pediatria e medicina intensiva. Conta ainda com o trabalho interativo de diversas disciplinas em saúde, como enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, além de todo um time de apoio operacional.