Conhecer o funcionamento de uma das principais unidades hospitalares da Bahia, o Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador. Este foi o objetivo da visita do secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, nesta quinta-feira (24). No HS, ele foi recepcionado pela diretora-geral da unidade, Lícia Cavalcanti, e pelo diretor técnico, Jorge Motta.
Após uma rápida reunião, os diretores apresentaram as dependências do hospital ao secretário, que veio à capital baiana acompanhado do cirurgião cardiovascular, Fernando Figueira, coordenador dos serviços de transplante cardíaco e de cirurgia cardíaca adulta no Estado de Pernambuco.
O secretário observou que o modelo estrutural, idêntico ao do Hospital do Subúrbio, foi adotado em Pernambuco. “Há dois anos, nossa equipe técnica esteve aqui e conheceu este hospital. A partir disto, implantamos o mesmo projeto arquitetônico em Caruaru. Lá, vamos inaugurar o Hospital Mestre Vitalino, em dezembro”.
O secretário também informou que a unidade pernambucana será gerida por Organização Social (OS). Ele ainda elogiou a gestão do Hospital do Subúrbio, que é por meio de Parceria Público-Privada (PPP). “Uma gestão muito eficiente com parâmetros e indicadores positivos. O secretário Jorge Solla acertou e a Bahia está de parabéns”.
A alta resolutividade do Hospital do Subúrbio e o índice de satisfação dos pacientes – superior a 94% – foram alguns dados repassados pela diretora Lícia Cavalcanti, durante a visita. “Somos a única unidade do país em que a gestão técnica assistencial e a de apoio são feitas integralmente por meio de PPP”.
Conforme a gestora, o HS deve entrar num período de expansão, a partir de 2014. “Nossa intenção é manter a alta complexidade e os serviços de urgência e emergência e passar a atender os casos de média e baixa complexidade, em um prédio anexo. Queremos que o hospital se torne referência para traumas e urgência”.
Fonte – Ascom/Sesab