Os números chamam a atenção: mais de 238 mil atendimentos, 14 mil cirurgias, 23 mil internações, 481 mil exames realizados e 212 mil pacientes registrados apenas na emergência. Este é o balanço de dois anos de funcionamento do Hospital do Subúrbio (HS), que completou aniversário no dia 14/9 e aproveitou a ocasião para comemorar o título de Hospital Acreditado, recebido em setembro pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O HS, localizado em Periperi, é o primeiro hospital público com certificado de Acreditação no Estado da Bahia.
“Comemoramos o nosso segundo aniversário com a conquista da Acreditação, que foi obtida a partir do empenho de toda a nossa equipe, em um período muito curto. O grande beneficiado com este certificado é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que pode contar com um serviço de referência, devidamente capacitado para atendê-lo da melhor forma”, disse Lícia Cavalcanti, diretora técnica do Hospital do Subúrbio.
De acordo com a diretora, o certificado foi alcançado com a devida atenção a 8 passos, fundamentais para o atendimento correto ao paciente. “Alcançamos o nível 1, relacionado à segurança da assistência, englobando desde a recepção do paciente, através do acolhimento, passando pela classificação de risco, registro seguro, atenção na administração de medicamentos, exames, transporte do paciente, cirurgia segura e prevenção de infecção hospitalar. A reunião destes oito elementos fez com que conseguíssemos o título”, afirma.
Lícia Cavalcanti ressalta, ainda, que o HS, a primeira unidade hospitalar pública do Brasil a funcionar por meio de Parceria Público-Privada, tendo como concessionária a Prodal Saúde S.A. (formada pela baiana Promédia e pela francesa Dalkia), cumpriu a meta estabelecida no contrato de concessão administrativa do Governo do Estado da Bahia / Sesab / Prodal Saúde – Hospital do Subúrbio, que previa a Acreditação para o segundo ano de funcionamento da unidade. A avaliação do HS foi realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em agosto, que recomendou a acreditação à ONA.
Satisfação – O bom atendimento oferecido pelo hospital é reconhecido por pacientes que são atendidos na unidade. “Gostei muito do atendimento que tive no Hospital do Subúrbio. O cuidado de toda a equipe fez com que eu melhorasse logo. A alimentação chegava sempre no horário correto e eu conseguia dormir bem. Gostei muito dos médicos. Só tenho a agradecer”, disse Maria Santana dos Santos, 67 anos, que esteve internada no hospital entre agosto e setembro.
Para Lícia Cavalcanti, o desafio e o foco de toda a equipe, a partir de agora, está, justamente, na manutenção desta qualidade. “Trabalhamos sempre para manter essa estrutura física conservada, com todos os recursos tecnológicos. Além disso, temos como desafio a motivação da equipe, para que sempre fique orgulhosa de trabalhar em um hospital como este, que tem uma política de retenção de talentos, de treinamentos e de educação permanente para todos, com uma gestão participativa e responsável”, considera.
Estrutura – O Hospital do Subúrbio foi inaugurado oficialmente no dia 13/9/10, mas somente no dia seguinte foi aberto para atendimento ao público. A unidade dispõe, atualmente, de uma equipe com 409 médicos, nas mais diversas especialidades, 231 enfermeiros e 538 técnicos de enfermagem.
O HS possui 313 leitos, sendo 60 para terapia intensiva, com perfil de urgência e emergência para pacientes adultos e pediátricos. A unidade contabiliza, também, 60 leitos de internação domiciliar, além de um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória e ressonância magnética, além de laboratório de análises clínicas.
O hospital também conta com Centro Cirúrgico e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos. Em setembro, começa a funcionar uma unidade de hemodinâmica para atendimento nas especialidades de cardiologia, neurologia e vascular.